dc.contributor.advisor | Prado, Adriana Luiza do, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.creator | De Luca, Nadia Strobel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T11:35:10Z | |
dc.date.available | 2024-06-14T11:35:10Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/83878 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 14/04/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 49 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho, discutimos a inserção da Lógica Matemática nas séries da Educação Básica. Para tanto, propõe-se um tratamento inicial, por meio da argumentação baseada na linguagem corrente. Tal tratamento é gradualmente reconstruído com o apoio da linguagem da Lógica Matemática. Feito isso, são introduzidos axiomas da geometria euclidiana, possibilitando demonstrações do ponto de vista formal, por meio da linguagem desenvolvida. As construções são desenvolvidas, porém, sem perder de vista sua inserção no contexto da Educação Básica. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram dados exemplos e propostas atividades para aprimorar o conteúdo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this work, we discuss the insertion of Mathematical Logic in the Basic Education series. To this end, an initial treatment is proposed, by means of the argumentation based on the current language. Such a treatment is gradually reconstructed with the support of the language of Mathematical Logic. Once this is done, axioms of Euclidean geometry are introduced, enabling demonstrations from a formal viewpoint, through the developed language. The constructions are developed, however, without losing sight of their insertion in the context of Basic Education. During the development of the work, examples were given and activities proposed to improve the content. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Lógica simbólica e matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | A argumentação lógica no ensino da geometria | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |