Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKnechtel, Maria do Rosário, 1930-pt_BR
dc.contributor.advisorFloriani, Dimas, 1949-pt_BR
dc.contributor.advisorPedra, Jose Alberto, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.creatorCarneiro, Sônia Maria Marchioratopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T14:43:40Z
dc.date.available2024-04-10T14:43:40Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83819
dc.descriptionOrientadores: Prof.ª Dr.ª Maria do Rosário Knechtel, Prof. Dr. Dimas Floriani, Prof. Dr. José Alberto Pedrapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 248-259pt_BR
dc.description.abstractResumo: No âmbito do programa do curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento - primeira turma - da Universidade Federal do Paraná, houve a oportunidade de se trabalhar um projeto em tomo de um diagnóstico sobre o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas públicas da cidade de Paranaguá, no nível de Ia.- 4a. séries do ensino fundamental. Para tanto, no Capítulo I contextualizou-se a questão problematizadora a partir de circunstâncias da prática de educação ambiental nas escolas públicas do Paraná desde 1984, considerando-se igualmente as condições sócio-ambientais da cidade de Paranaguá na década em curso. O capítulo II explicita a relação da questão ambiental com a Educação por meio de uma periodização dos momentos de emergência e institucionalização da Educação Ambiental no mundo e no Brasil, com base em documentos de Conferências, Congressos e Encontros de Educação Ambiental, assim como por referência a dispositivos constitucionais e estatutos da LDB; identifica ainda as origens e tendências Educação Ambiental e levanta seus princípios constitutivos nos planos ético, conceitual e metodológico; e, por fim, desenvolve um enfoque curricular-metodológico da dimensão ambiental da educação escolar, no nível abrangido pela pesquisa. E o capítulo III traz a estrutura metodológica da pesquisa de campo, tendo sido elegida a análise de conteúdo (BARDIN, 1977) em associação à Teoria das Representações Sociais (SÁ, 1996) como instrumental para o tratamento dos dados da pesquisa diagnostica. A parte central do estudo, capítulo IV, consiste de análise descritivo-interpretativa dos pronunciamentos do pessoal escolar de Ia.- 4a. séries do ensino fundamental, bem como dos pronunciamentos e desenhos por alunos de 4a. série, desse mesmo nível, de onze das aproximadamente setenta escolas públicas da cidade de Paranaguá - por referência à revisão de literatura, a categorias da Teoria das Representações Sociais, a resultados da Pesquisa Interdisciplinar sobre condições sócio-econômicas e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), a circunstâncias levantadas em pesquisas de outros doutorandos, bem com às hipóteses diretivas da pesquisa de campo.. O último capítulo elabora considerações finais indicativas, nos âmbitos sócio-institucional e pedagógico-didático, relativamente à dimensão ambiental da educação escolar no nível enfocado na pesquisa e delinea prospectivas a uma continuidade de estudos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Within the Federal University of Paraná program for the first group of applicants to the doctoral course in Environment and Development, a project was conducted on the environmental dimension of Education at public schools in the city of Paranaguá, in connection to the four initial series of elementary Brazilian schooling. The first Chapter contextualizes the research main question, starting from the environmental education practice in Paraná State's public schools since 1984 and considering socio-environmental conditions of Paranaguá for the last decade. Chapter II aims at clarifying the relation between the Environment Question and Education within a phasing frame of Environmental Education emerging and institutionalizing moments, worldwide and in Brazil, relying on specialized literature, documents from Congresses, Conferences and Meetings on Environ-mental Education, as well as requirements by Brazilian Constitution and statutes of LDB (Education Basic Law) - with a summing up of the origins and trends of Environmental Education and proposal of its ethic, conceptual and methodological principles; and a curricular-methodological focus is also developed on the school education environmental dimension, for the accounted level. Chapter third deals with the methodological structure of the research, stating the content analysis procedure (BARDIN, 1977) in association with the Social Representations Theory (SÁ, 1996) as instrumental to the research data reatment. Chapter four consists of a descriptive-inferential analysis on statements by school personnel from 1st.- 4th. elementary level series, as well as statements and drawings by 4th. graders of the same level, in eleven from the almost seventy public schools in the city of Paranaguá; as criteria there were summonned categories from the Social Representations Theory, basic tenets from official and authoritative documents and the principles of Environmental Education. The results were also related to data sampled in an interdisciplinary research with Paranaguá inhabitants (1996), to socio-environmental conditions of that city (according to other doctoral students researches), and as well as to the research directive hypotheses. In the last Chapter pertinent directives are given in relation both to socio-institutional and curricular-methodological contexts, and finally some prospectives are delineated as to possible research developments from the study.pt_BR
dc.format.extent320f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Escolas publicas - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.subjectEducação e meio ambientept_BR
dc.subjectEscolas de primeiro graupt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleA dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª- 4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguápt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples