Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFriedrich, Leidi Cecilia, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherParisoto, Mara Fernanda, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativaspt_BR
dc.creatorStallbaum, Angélipt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T22:17:33Z
dc.date.available2023-08-02T22:17:33Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83702
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Leidi Cecilia Friedrichpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Drª Mara Fernanda Parisotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 31/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 119-128pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi instituído pelo Governo Federal no ano de 2007, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, e desde então, várias pesquisas passaram a abordar este tema. Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou-se investigar como foi a experiência do curso de Licenciatura em Ciências Exatas oferecido na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina, com o PIBID desenvolvido no ciclo de 2018/2019. O objetivo principal deste estudo foi verificar, por meio da Análise Textual Discursiva, as contribuições decorrentes da participação no programa, para estudantes que optaram pela habilitação em Química, no âmbito da formação inicial do futuro docente: o professor, que atuará nas salas de aula da Educação Básica. Optou-se pelo desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas com os alunos egressos, contendo questionamentos que direcionavam para a importância de ações como o PIBID. Nas respostas, percebeu-se o valor de subprojetos voltados à experimentação, devido ao interesse que despertam para participação ativa dos alunos no transcorrer das aulas nas escolas participantes do projeto. Como também, notou-se que a participação no PIBID permitiu o contato antecipado com a realidade das escolas públicas, com as vivências encontradas nos ambientes escolares, constatando como ocorrem na prática diversos contextos discutidos nas aulas durante a graduação, saberes fundamentais para a formação docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships was instituted by the Federal Government in 2007, with the aim of anticipating the link between future teachers and classrooms in the public network, and since then, several studies have begun to address this issue. . In this qualitative research, we sought to investigate how the experience of the Degree in Exact Sciences offered at the Universidade Federal do Paraná - Sector Palotina was like, with the PIBID developed in the 2018/2019 cycle. The main objective of this study was to verify, through Discursive Textual Analysis, the contributions arising from participation in the program, for students who opted for qualification in Chemistry, within the scope of the initial training of future teachers: the teacher, who will work in the classrooms of Basic Education. It was decided to develop semi-structured interviews with former students, containing questions that pointed to the importance of actions such as PIBID. In the responses, the value of subprojects aimed at experimentation was perceived, due to the interest they arouse in the active participation of students in the course of classes in the schools participating in the project. As well, it was noted that participation in PIBID allowed early contact with the reality of public schools, with the experiences found in school environments, noting how different contexts discussed in classes during graduation occur in practice, fundamental knowledge for teacher training.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e suas contribuições à formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR - Setor Palotinapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples