• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e suas contribuições à formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR - Setor Palotina

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANGELI STALLBAUM PISKE.pdf (1.686Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Stallbaum, Angéli
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi instituído pelo Governo Federal no ano de 2007, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, e desde então, várias pesquisas passaram a abordar este tema. Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou-se investigar como foi a experiência do curso de Licenciatura em Ciências Exatas oferecido na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina, com o PIBID desenvolvido no ciclo de 2018/2019. O objetivo principal deste estudo foi verificar, por meio da Análise Textual Discursiva, as contribuições decorrentes da participação no programa, para estudantes que optaram pela habilitação em Química, no âmbito da formação inicial do futuro docente: o professor, que atuará nas salas de aula da Educação Básica. Optou-se pelo desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas com os alunos egressos, contendo questionamentos que direcionavam para a importância de ações como o PIBID. Nas respostas, percebeu-se o valor de subprojetos voltados à experimentação, devido ao interesse que despertam para participação ativa dos alunos no transcorrer das aulas nas escolas participantes do projeto. Como também, notou-se que a participação no PIBID permitiu o contato antecipado com a realidade das escolas públicas, com as vivências encontradas nos ambientes escolares, constatando como ocorrem na prática diversos contextos discutidos nas aulas durante a graduação, saberes fundamentais para a formação docente.
     
    Abstract: The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships was instituted by the Federal Government in 2007, with the aim of anticipating the link between future teachers and classrooms in the public network, and since then, several studies have begun to address this issue. . In this qualitative research, we sought to investigate how the experience of the Degree in Exact Sciences offered at the Universidade Federal do Paraná - Sector Palotina was like, with the PIBID developed in the 2018/2019 cycle. The main objective of this study was to verify, through Discursive Textual Analysis, the contributions arising from participation in the program, for students who opted for qualification in Chemistry, within the scope of the initial training of future teachers: the teacher, who will work in the classrooms of Basic Education. It was decided to develop semi-structured interviews with former students, containing questions that pointed to the importance of actions such as PIBID. In the responses, the value of subprojects aimed at experimentation was perceived, due to the interest they arouse in the active participation of students in the course of classes in the schools participating in the project. As well, it was noted that participation in PIBID allowed early contact with the reality of public schools, with the experiences found in school environments, noting how different contexts discussed in classes during graduation occur in practice, fundamental knowledge for teacher training.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83702
    Collections
    • Dissertações [35]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV