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    Epa! Tá ribossomando : um jogo virtual sobre síntese proteica para alunos do ensino médio

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    R - D - RONALDY FERNANDO PUZIO.pdf (6.641Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Puzio, Ronaldy Fernando
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Os estudantes que nasceram a partir dos anos 2000 têm vivenciado impactos tecnológicos em diferentes áreas da vida, incluindo na educação. Há tempos, a tecnologia foi abordada por educadores como um problema em sala de aula, ocasionando a proibição do uso de aparelhos eletrônicos no ambiente escolar. Contudo, o uso adequado de dispositivos eletrônicos como os jogos e aplicativos com intuito educacional abrem possibilidades de melhor formação dos estudantes, particularmente em conteúdos abstratos ou que não são possíveis de serem visualizados em sala de aula. Em decorrência disso, este trabalho visou a produção de um jogo digital como ferramenta pedagógica para o ensino dos processos de transcrição do DNA e tradução do RNA na disciplina de Biologia para alunos do Ensino Médio, bem como uma sequência didática para aplicação pelos professores. O jogo foi desenvolvido para computador com o uso do software Clickteam Fusion 2.5 e aborda as etapas necessárias para a síntese proteica, desde o gene até a união dos aminoácidos para síntese da proteína, de forma simplificada e ajustada para o ensino médio. Já a sequência didática proposta é composta de quatro aulas e visa estimular os estudantes a empregar os conhecimentos construídos durante o uso do jogo e de uma avaliação gamificada via kahoot para a solução de um problema associado à pesquisa básica e saúde humana com o levantamento de questões de cunho científico e social que poderão ser explorados pelos educadores. Este trabalho de criação de um jogo deixa consigo a possibilidade da melhor compreensão dos eventos e detalhes presentes na síntese protéica e um roteiro de aplicação que está pronto e aplicável. Espera-se que o jogo e a sequência didática forneçam ao corpo docente ferramentas ricas que permitam desenvolver aulas mais fartas em estímulos e possibilidades sobre o tema de síntese proteica, permitindo o aprendizado desse conteúdo de forma lúdica e atraente para os estudantes.
     
    Abstract: Students who were born after the 2000s have experienced technological impulses in different areas of life, including education. For some time, technology has been approached by educators as a problem in the classroom, causing the retention of the use of electronic devices in the school environment. However, the proper use of electronic devices such as games and apps with educational intuition open possibilities for better training of students, particularly in abstract content or content that is not possible to be visualized in the classroom. As a result, this work aimed at producing a digital game as a pedagogical tool for teaching DNA transcription and RNA translation processes in Biology for high school students, as well as a didactic sequence for use by teachers. The game was developed for the computer using the Clickteam Fusion 2.5 software and addresses the necessary steps for protein synthesis, from the gene to the union of amino acids for protein synthesis, in a simplified way and adjusted for high school. The proposed didactic sequence is composed of four classes and aims to encourage students to use the knowledge built during the use of the game and a gamified evaluation via kahoot to solve a problem associated with basic research and human health by raising questions of a scientific and social nature that can be explored by educators. This work of creating a game leaves with the possibility of a better understanding of the events and details present in the protein synthesis and an application script that is ready and applicable. It is expected that the game and the didactic sequence provided the faculty with rich tools that managed to develop classes richer in stimuli and possibilities on the subject of protein synthesis, allowing the learning of this content in a playful and attractive way for students.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83579
    Collections
    • Dissertações [93]

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