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dc.contributor.advisorFrancisco, Rodrigo Eduardo Botelho, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.creatorLiebel, Giana Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-25T20:34:08Z
dc.date.available2023-07-25T20:34:08Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83558
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Botelho-Franciscopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 11/04/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 56-63pt_BR
dc.description.abstractResumo: Com inúmeros textos sendo inseridos na web por minuto, cada vez mais é necessário entender melhor em como conseguir estar entre as dez primeiras posições de uma ferramenta de pesquisa da Internet. Com isso, esta dissertação teve como objetivo geral responder à seguinte questão: o Jornalista se utiliza de quais estratégias para ranquear no buscador Google? Para tanto, vimos a necessidade de explicar o que é oSearch Engine Optimization (SEO),bem como de alguns dos conceitos que norteiam o ciberespaço, o qual o Jornalismo se insere nos tempos atuais, além da própria plataforma Google. Realizamos também um estado da arte em que o SEO e jornalismo foram as buscas principais, porém, pelo baixo volume apresentado, acrescentamos a busca por uma regra específica do SEO, o TagTitle. Do ponto de vista metodológico, utilizamos um estudo de caso a partir do portal de notícias do programa Globo Esporte (GE) e uma entrevista com o coordenador desse site de Jornalismo Esportivo, para trazer luz sobre a utilização dos resultados encontrados nesta dissertação na visão dos jornalistas, como por exemplo, a de que a Tag Title não é mais utilizada pelo algoritmo do Google tanto quanto a metadescrição.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With countless texts being added to the Web per minute, it is increasingly necessary to understand how to be among the top ten positions of an Internet search engine. With this in mind, this dissertation aimed to answer the question: Do journalists employ strategies to be among the top results in the Google search engine? To this end, we explained what Search Engine Optimization (SEO) is and all the concepts that guide cyberspace-which is now a backdrop of journalism practices-as well as the Google platform itself. We also conducted a state-of-the-art review using "SEO" and "journalism" as the primary search terms, and later (given the initially low number of results) added another term to cover a more specific SEO rule, "Tag Title". Furthermore, our methodology included a case study on the sports news website Globo Esporte (GE) and an interview with its coordinator to shed light on the use of the results found in this dissertation, e.g., how Tag Title is no longer used by Google algorithm as much as the meta description.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectJornalistaspt_BR
dc.subjectGoogle(Firma)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleOtimização para motores de busca : estratégias e usos das regras SEO pelos jornalistaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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