A incorporação de resíduos de borracha nas ligas asfálticas: um estudo comparativo do comportamento mecânico do asfalto-borracha AB08 e asfalto conevencional (sic) 30/45
Resumo
Resumo: No Brasil, milhões de pneus são descartados anualmente de forma inadequada podendo causar problemas ambientais de saúde e econômicos. O emprego do asfalto-borracha de pneus inservíveis na pavimentação asfáltica é uma alternativa em potencial para solução do passivo ambiental causado por pneus inservíveis. Por meio de ensaios mecânicos nos ligantes asfálticos é possível simular a fadiga que a pavimentação asfáltica estará submetida no campo ao longo do tempo de vida. Este estudo tem como objetivo analisar o comportamento mecânico do ligante asfáltico AB08 pela utilização agregados de pó de borracha proveniente de pneus inservíveis na sua composição, comparando-o com a analisar o comportamento mecânico do ligante asfáltico CAO 30/45 (convencional). Os dados obtidos através de ensaios do comportamento mecânico de ligante asfáltico AB08 apresenta maior resistência a fadiga e deformação permanente, maior elasticidade e tendencia a maior vida útil se comparado com o ligante asfáltico CAP 30/45 (convencional). O asfalto-borracha (AB08) se apresenta como alternativa viável para mitigar o impacto ambiental causado pelo descarte pneu no fim do ciclo de vida, assim como, denotando características mecânicas que favorecem o aumento na vida útil como pavimento asfáltico. Abstract: In Brazil, millions of tires are disposed of inappropriately annually, which can cause environmental, health and economic problems. The use of rubber-asphalt from waste tires in asphalt paving is a potential alternative for solving the environmental liabilities caused by waste tires. By means of mechanical tests on asphalt binders, it is possible to simulate the fatigue that the asphalt pavement will be subjected to in the field over its lifetime. This study aims to analyze the mechanical behavior of the asphalt binder AB08 by using aggregates of rubber powder from scrap tires in its composition, comparing it with analyzing the mechanical behavior of the asphalt binder CAO 30/45 (conventional). The data obtained through tests of the mechanical behavior of asphalt binder AB08 presents greater resistance to fatigue and permanent deformation, greater elasticity and tendency to longer useful life when compared to the asphalt binder CAP 30/45 (conventional). Asphalt-rubber (AB08) presents itself as a viable alternative to mitigate the environmental impact caused by tire disposal at the end of the life cycle, as well as, denoting mechanical characteristics that favor an increase in useful life as an asphalt pavement.