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dc.contributorBastchen, Claudiapt_BR
dc.contributorJanke, Guilherme de Moraispt_BR
dc.contributorSantos, Karine Antoniacomi dospt_BR
dc.contributorFerreira, Luis Miguel Ismaelpt_BR
dc.contributor.otherFontana, Rafaela Mantovani, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T15:18:23Z
dc.date.available2023-07-12T15:18:23Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83395
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Rafaela Mantovani Fontanapt_BR
dc.descriptionAutores: Claudia Bastchen, Guilherme de Morais Janke, Karine Antoniacomi dos Santos, Luis Miguel Ismaelpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: 71-75pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho aborda os índices de Evasão, Retenção, reprovação e a relação destes com a periodização irregular, integralização curricular e índices de rendimento acadêmico (IRA) nas universidades brasileiras. Estes fatores contribuem para a taxa desproporcional entre alunos que se matriculam e os que efetivamente se formam em cursos de graduação dentro do período esperado. Assim, tendo em vista que as universidades sofrem com taxas desproporcionais destes índices, torna-se útil o desenvolvimento de um sistema capaz de analisar, prever e demonstrar dados de desempenho acadêmico de discentes, de forma a auxiliar na percepção, prevenção e remediação do problema. O software proposto, de nome SADA (Software de Acompanhamento de Desempenho Acadêmico), tem como objetivo auxiliar coordenações de curso na análise do desempenho de alunos, fazendo uso de dados anonimizados fornecidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) relacionados aos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). No sistema proposto são utilizadas métricas já conhecidas como IRA e índices de integralização, além de novos índices para determinar quais as chances de Evasão, Jubilamento e Retenção, com base em pesquisas realizadas. Com relação à arquitetura e tecnologias utilizadas para a construção da aplicação Web, tem-se como linguagem de programação o Python para o back-end, Angular para o front-end, juntamente com a biblioteca JavaScript Chart.js para os gráficos baseados em HTML, e Banco de Dados relacional MySQL.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/x-compressed application/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão acadêmicapt_BR
dc.subjectAnálise e desenvolvimento de sistemaspt_BR
dc.subjectAplicações Webpt_BR
dc.subjectPython (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectAngularJS (Estrutura de software)pt_BR
dc.subjectJavaScript (Linguagem de programaçao de computador)pt_BR
dc.subjectMySQL (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectGraficos coloridos por computadorpt_BR
dc.titleSoftware de acompanhamento de desempenho acadêmico : SADApt_BR
dc.title.alternativeSADApt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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