Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZaleski, Tânia, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorNassar, Isabela Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-06-27T19:31:20Z
dc.date.available2023-06-27T19:31:20Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83251
dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Tânia Zaleskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 26/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 64-65pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O combate aos mosquitos transmissores do arbovírus tem sido a principal estratégia para erradicação de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, no Paraná e no Brasil. As arboviroses apresentam-se como epidemias importantes e merecem atenção, principalmente pelas consequências a longo prazo que elas podem trazer. Medidas de enfrentamento eficazes dependem da tomada de ações efetivas, relacionadas ao conhecimento da biologia das doenças e dos vetores envolvidos e na mobilização de toda a população. A escola é um palco privilegiado na construção do saber, no qual, as informações sobre saúde e meio ambiente fazem parte da realidade dos estudantes e constituem cenários adequados para trabalhar conceitos relacionados a dengue e formas de combatê-la. O presente estudo teve como objetivo a elaboração de material didático investigativo baseado na dengue, no estado do Paraná. Para a confecção do material realizou-se um levantamento prévio em 7 coleções didáticas destinadas ao ensino médio e fez-se um levantamento do número de casos, por município, através dos boletins epidemiológicos do estado do Paraná. A sequência didática propicia o ensino investigativo, estimulando os alunos a desenvolverem hipóteses sobre locais com maiores incidências de dengue; promove conscientização sobre focos criadouros do mosquito, uma vez que os mesmos são estimulados a encontrar possíveis criadouros de mosquitos, em imagens fictícias; são estimulados a conhecer o trabalho de agente de saúde e os textos utilizados pelos tomadores de decisão e ainda podem entrar em contato com informações gráficas e cálculo de índices de infestação. O material apresenta um vídeo explicativo relacionado a temática, questões que estimulam o pensamento crítico e investigativo, materiais de consulta complementares. O material ficará a professores do ensino básico podendo ser adaptado a necessidade de cada turma ou utilizado em sua totalidade como uma estratégia adicional no combate a dengue.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Combating mosquitoes that transmit the arbovirus has been the main strategy for eradicating diseases such as Dengue, Zika and Chikungunya in Paraná and Brazil. Arboviruses are important epidemics and deserve attention, mainly because of the long-term consequences they can bring. Effective coping measures depend on taking effective actions, related to knowledge of the biology of the diseases and the vectors involved and the mobilization of the entire population. The school is a privileged stage in the construction of knowledge, in which information about health and the environment are part of the students' reality and constitute adequate scenarios to work on concepts related to dengue and ways to combat it. This study aimed to develop investigative didactic material based on dengue in the state of Paraná. For the preparation of the material, a previous survey was carried out in 7 didactic collections destined for high school and a survey was carried out of the number of cases, by municipality, through the epidemiological bulletins of the state of Paraná. The didactic sequence provides investigative teaching, encouraging students to develop hypotheses about places with higher incidences of dengue; raises awareness about mosquito breeding sites, as they are encouraged to find possible mosquito breeding sites in fictitious images; they are encouraged to get to know the work of a health agent and the texts used by decision makers and can also get in touch with graphic information and calculation of infestation rates. The material features an explanatory video related to the theme, issues that stimulate critical and investigative thinking, complementary reference materials. The material will be given to basic education teachers and can be adapted to the needs of each class or used in its entirety as an additional strategy in combating dengue.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArbovirosespt_BR
dc.subjectAedes aegyptipt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBiologia Geralpt_BR
dc.titleMosquitos : uma ameaça à saúde? : uma proposta de ensino investigativo de arbovirosespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples