Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReis, Germano Glufke, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisãopt_BR
dc.creatorFreitas, Isadora Ronchi Gonçalves dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T16:14:52Z
dc.date.available2023-09-21T16:14:52Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83215
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Germano Glufke Reispt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de e Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 19/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 75-84pt_BR
dc.description.abstractResumo: A atratividade organizacional exerce um papel importante para a construção de marcas empregadoras. Dada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos tem se mostrado uma tarefa cada vez estratégica para as organizações. Em um mundo cada vez mais globalizado, empresas têm expandido os seus mercados e, consequentemente, houve um aumento da necessidade por recursos humanos capacitados em diferentes países. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os fatores de atratividade instrumentais e simbólicos (LIEVENS, 2003) das empresas multinacionais e a sua relação com a cultura nacional (HOFSTEDE, 1980, 2011). Para tanto, realizou-se um estudo de caso múltiplo (YIN, 2005), de caráter explicativo com pesquisa documental e técnica de análise de conteúdos (MAYRING, 2000). Estudou-se a relação entre as dimensões de cultura nacional do Brasil e Austrália com os fatores de atratividade organizacional simbólicos e instrumentais das empresas Ernst & Young e Deloitte. Os resultados obtidos mostram que as práticas de atratividade das companhias estudadas sofrem influência da cultura nacional, entretanto, não se limitam a estas dimensões para atrair e reter talentos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Organizational attractiveness plays a crucial role in establishing strong employer brands. In today's volatile market, effectively managing delays has become a strategic imperative for organizations. As companies increasingly expand globally, the demand for human resources has grown in different countries. This study explores the relationship between instrumental and symbolic attractiveness factors (LIEVENS, 2003) in multinational companies and their connection to national culture (HOFSTEDE, 1980, 2011). To investigate this relationship, a multiple case study (YIN, 2005) was conducted, employing documental research and content analysis techniques (MAYRING, 2000). The study specifically examines the dimensions of national culture in Brazil and Australia and their impact on the symbolic and instrumental attractiveness factors within Ernst & Young and Deloitte, two prominent companies. The findings demonstrate that these companies' attraction practices take into account the influence of national culture, extending beyond the sole focus on talent display.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionaispt_BR
dc.subjectAdministração de Empresaspt_BR
dc.titleA atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austráliapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples