A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A atratividade organizacional exerce um papel importante para a construção de marcas empregadoras. Dada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos tem se mostrado uma tarefa cada vez estratégica para as organizações. Em um mundo cada vez mais globalizado, empresas têm expandido os seus mercados e, consequentemente, houve um aumento da necessidade por recursos humanos capacitados em diferentes países. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os fatores de atratividade instrumentais e simbólicos (LIEVENS, 2003) das empresas multinacionais e a sua relação com a cultura nacional (HOFSTEDE, 1980, 2011). Para tanto, realizou-se um estudo de caso múltiplo (YIN, 2005), de caráter explicativo com pesquisa documental e técnica de análise de conteúdos (MAYRING, 2000). Estudou-se a relação entre as dimensões de cultura nacional do Brasil e Austrália com os fatores de atratividade organizacional simbólicos e instrumentais das empresas Ernst & Young e Deloitte. Os resultados obtidos mostram que as práticas de atratividade das companhias estudadas sofrem influência da cultura nacional, entretanto, não se limitam a estas dimensões para atrair e reter talentos. Abstract: Organizational attractiveness plays a crucial role in establishing strong employer brands. In today's volatile market, effectively managing delays has become a strategic imperative for organizations. As companies increasingly expand globally, the demand for human resources has grown in different countries. This study explores the relationship between instrumental and symbolic attractiveness factors (LIEVENS, 2003) in multinational companies and their connection to national culture (HOFSTEDE, 1980, 2011). To investigate this relationship, a multiple case study (YIN, 2005) was conducted, employing documental research and content analysis techniques (MAYRING, 2000). The study specifically examines the dimensions of national culture in Brazil and Australia and their impact on the symbolic and instrumental attractiveness factors within Ernst & Young and Deloitte, two prominent companies. The findings demonstrate that these companies' attraction practices take into account the influence of national culture, extending beyond the sole focus on talent display.
Collections
- Dissertações [86]