• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Professores de música para a primeira infância : um estudo sobre saberes docentes

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R - T - MARIANA DE ARAUJO STOCCHERO.pdf (1.321Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Stocchero, Mariana de Araújo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa se insere no campo da formação de professores dentro da área da Educação Musical Infantil. Ponderando que a qualidade da educação está intimamente relacionada à qualidade da formação profissional dos professores, acredita-se na importância em desenvolver no adulto que se relaciona com crianças pequenas um olhar crítico, humano e embasado na experiência e no conhecimento. As pesquisas sobre música na primeira infância trazem conhecimento sobre o desenvolvimento musical infantil bem como apresentam as variadas práticas musicais das crianças. Nesse sentido, refletir sobre a formação do profissional que atua com as crianças é tema que constantemente necessita de estudos na área, levando-se em conta os mais diversos contextos de atuação. Os Saberes Docentes, referencial teórico do presente estudo, tem nos trabalhos de Maurice Tardif os fundamentos para abordar a seguinte questão: quais saberes são necessários para atuação do professor de música na primeira infância? Assim, o objetivo principal para esta pesquisa foi investigar a perspectiva de docentes formadores de professores sobre os saberes necessários para a formação e atuação de professores de música da primeira infância. Para tanto, pretendeu-se analisar, sob a ótica de professores experientes na área, as diversas concepções sobre os saberes por eles indicados, caracterizando aspectos comuns e significativos das práticas pedagógicas de professores de musicalização infantil e relacionando-os aos saberes docentes, segundo a tipologia de Maurice Tardif. Como delineamento metodológico, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo multicasos, utilizando-se como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com três docentes com comprovada experiência na educação musical de crianças pequenas e na formação de professores para área da Educação Musical Infantil. As entrevistas foram transcritas e analisadas segundo o método de Análise de Conteúdo e com a utilização da ferramenta ATLAS.ti, software para auxiliar na análise de dados qualitativos. Por meio da análise, foi possível identificar os saberes docentes dos professores participantes da pesquisa, dialogando com o referencial teórico. Esses saberes foram identificados enquanto Saberes Atitudinais que, aliados às concepções dos professores sobre música e infância, caracterizam um conjunto de saberes próprios aos professores de música que atuam junto a crianças pequenas. A temática sobre Saberes Atitudinais, sua relação com a formação humana e musical, contribui para promover e valorizar a área de Educação Musical Infantil em seus elementos teóricos e práticos.
     
    Abstract: The present research is inserted in the field of teacher training within the area of Early Childhood Music Education. Considering that the quality of education is closely related to the quality of teachers' professional training, we believe in the importance of developing in adults who relate to young children a critical and human look based on experience and knowledge. Research on music in early childhood brings knowledge about children's musical development as well as presents the varied musical practices of children. In this sense, reflecting on the formation of professionals who work with children is a theme that constantly requires studies in the area, taking into account the most diverse contexts of performance. The theoretical framework of this study, Teacher Knowledge, has in the work of Maurice Tardif the foundations to address the following question: what knowledge is necessary for the performance of the music teacher in early childhood? Thus, the main objective of this research was to investigate the perspective of teachers, teacher educators, about the knowledge necessary for the training and performance of early childhood music teachers. For this purpose, we intended to analyze, from the point of view of experienced teachers in the area, the various conceptions of knowledge indicated by them, characterizing common and significant aspects of the pedagogical practices of early childhood music teachers and relating them to teaching knowledge according to the typology of Maurice Tardif. As a methodological design, we chose to carry out qualitative research through a multicase study, using as a data collection technique semi-structured interviews with three teachers with proven experience in music education for young children, and in teacher training in the area of early childhood music education. The interviews were transcribed and analyzed according to the Content Analysis method, using the ATLAS.ti tool, a software to help analyze qualitative data. Through the analysis, it was possible to identify the teaching knowledge of the teachers who participated in the research, in dialogue with the theoretical framework. This knowledge was identified as Attitudinal Knowledge that, together with the teachers' conceptions about music and childhood, characterizes a set of knowledge proper to music teachers who work with young children. The theme of Attitudinal Knowledge, and its relationship with human and musical education, contribute to promoting and enhance the area of Early Childhood Music Education in its theoretical and practical elements.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83204
    Collections
    • Teses [48]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • O processo de preparação da estréia da obra "Ainda que não haja brisa nenhuma" de Harry Crowl pelo Ensemble Móbile 

      Evangelista, Eric Henrique Moreira, 1989- (2019)
      Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral investigar o processo de preparação da estreia da obra "Ainda que não haja brisa nenhuma", do compositor Harry Crowl, pelo Ensemble Móbile. Com base nos conceitos de comunicação ...
    • O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea 

      Silva, Danilo Kuhn da (2010)
      Resumo: Esta dissertação apresenta materiais musicais gauchescos, coletados e analisados através de gravações com músicos inseridos no fazer musical do estado do Rio Grande do Sul, e a utilização destes materiais numa ...
    • Representações de tempo e de espaço escolar da música na rede pública de ensino 

      Teixeira, Walmir Marcelino (2010-11-29)
      Resumo: A presente pesquisa propõe-se a estudar a educação musical na perspectiva inclusiva, no contexto de políticas públicas globais que influenciam a definição do tempo e do espaço escolar da educação musical em práticas ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail