Jogo digital de botânica
Resumo
Resumo: A maioria dos professores evitam as aulas de botânica, deixando estes conteúdos para o final do ano letivo devido à complexidade do assunto. Deste modo, o desenvolvimento de estratégias, como a utilização de objetos educacionais digitais, pode ser importante para a promoção do aprendizado em botânica. O objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo digital didático e utilizá-lo como ferramenta para os estudantes do ensino médio, que possuem em sua grade curricular os conteúdos sobre botânica. O jogo é virtual, com imagens ou perguntas, na forma de um quiz, em um ambiente onde o jogador necessita acertar no mínimo 50% das questões em cada etapa, para avançar para a próxima, recebendo frases de incentivo ou congratulações. O jogo foi elaborado utilizando o programa Unity versão 2020.1.5f1 com a linguagem C# e seu acesso é na forma de aplicativo para Android e pelos emuladores do sistema operacional Android para o acesso em computadores. Para avaliar a contribuição do jogo na aprendizagem do conteúdo de botânica, foi realizada uma análise quantitativa dos dados obtidos a partir dos resultados dos questionários aplicados antes, após as aulas teóricas e após o contato dos estudantes com o jogo. Os alunos demonstraram pouco conhecimento e interesse em botânica, entretanto os conhecimentos foram sendo apropriados após as aulas teóricas e atingiram o maior grau de apropriação após o contato com o jogo didático digital. Os estudantes que estavam presentes em sala de aula demonstraram entusiasmo e se envolveram com o jogo, evidenciando que o mesmo proporciona uma experiência diferenciada no processo ensino aprendizagem. Abstract: Most teachers avoid botany classes, leaving these contents for the end of the school year due to the complexity of the subject. Thus, the development of strategies, such as the use of digital educational objects, can be important for the promotion of learning in botany. The objective of this work was to develop a didactic digital game and use it as a tool for high school students, who have content on botany in their curriculum. The game is virtual, with images or questions, in the form of a quiz, in an environment where the player needs to hit at least 50% of the questions in each stage to advance to the next, receiving phrases of encouragement or congratulations. The game was developed using the Unity program version 2020.1.5f1 with the C# language and its access is in the form of an Android application and through Android operating system emulators for access on computers. To evaluate the contribution of the game in the learning of botany content, a quantitative analysis of the data obtained from the results of questionnaires that were applied before, after the theoretical classes and after the students' contact with the game was carried out. The students showed little knowledge and interest in botany, however the knowledge was being appropriated after the theoretical classes and reached the highest degree of appropriation after contact with the digital didactic game. Students who were present in the classroom showed enthusiasm and got involved with the game, showing that it provides a differentiated experience in the teaching-learning process.
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