• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Fatores motivacionais de músicos de uma orquestra universitária de Curitiba : análise das crenças de autoeficácia e da autorregulação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - FABIANE HITOMI NISHIMORI FERRONATO.pdf (13.20Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Ferronato, Fabiane Hitomi Nishimori
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A motivação na educação musical vem sendo investigada por diversos pesquisadores nos últimos anos, nos mais diversos contextos que envolvem prática e ensino musical, porém poucos estudos já realizados mostram a relação da motivação com o ambiente orquestral e com integrantes de uma orquestra. Dentre os diversos fundamentos teóricos utilizados nos estudos sobre motivação, as crenças de autoeficácia e os estudos sobre autorregulação - construtos trazidos por Albert Bandura e Barry Zimmerman - foram os referenciais escolhidos para nortear a presente pesquisa. O uso dos estudos sobre crenças de autoeficácia e autorregulação possibilitam verificar como é o processo de estudo dos músicos da orquestra, como organizam seu tempo e a forma como estudam o repertório orquestral, além de investigar o quanto acreditam serem capazes de realizar as atividades de ensaios e concertos. O objetivo geral para esta tese, portanto, foi investigar e analisar a motivação dos músicos de uma orquestra de Curitiba, constituída majoritariamente por estudantes de música, considerando suas crenças de autoeficácia e seus processos autorregulatórios. A pesquisa foi desenvolvida em duas partes: por meio de um estudo de levantamento com os músicos da orquestra e por meio de estudo de caso realizado com alguns participantes. Os instrumentos de coletas de dados utilizados foram questionários e entrevistas, além de observações dos ensaios e concertos. Os resultados alcançados indicaram que alguns componentes do trabalho no contexto orquestral podem afetar as crenças de autoeficácia e processos autorregulatórios dos músicos, como a escolha do repertório; o cronograma de ensaios da orquestra; o número de concertos agendados para uma temporada; bem como a diversidade e quantidade de repertórios. Estes resultados confirmam a tese aqui defendida, que é sintetizada por meio da seguinte afirmação: a organização e gerenciamento do trabalho no contexto orquestral (repertório, tempo de ensaio, cronogramas, etc) podem afetar os processos motivacionais dos músicos, trazendo consequências para suas crenças de autoeficácia e seus processos de autorregulação da prática musical.
     
    Abstract: Motivation in music education has been investigated by several researchers in recent years, in the most diverse contexts involving music practice and teaching, but few studies have already shown the relationship between motivation and the orchestral environment and with members of an orchestra. Among the various theoretical foundations used in studies on motivation, self-efficacy beliefs and studies on self-regulation - constructs brought by Albert Bandura and Barry Zimmerman - were the references chosen to guide this research. The use of studies on self-efficacy and self-regulation beliefs make it possible to verify how the study process of orchestra musicians is, how they organize their time and the way they study the orchestral repertoire, in addition to investigating how much they believe they are capable of performing rehearsal activities and concerts. The general objective for this thesis, therefore, was to investigate and analyze the motivation of musicians in an orchestra in Curitiba, consisting mostly of music students, considering their self-efficacy beliefs and their self-regulatory processes. The research was developed in two parts: through a survey study with the musicians of the orchestra and through a case study carried out with some participants. The data collection instruments used were questionnaires and interviews, in addition to observations of rehearsals and concerts. The results achieved indicated that some work components in the orchestral context can affect the musicians' self-efficacy beliefs and self-regulatory processes, such as the choice of repertoire; the orchestra's rehearsal schedule; the number of concerts scheduled for a season; as well as the diversity and quantity of repertoires. These results confirm the thesis defended here, which is synthesized through the following statement: the organization and management of work in the orchestral context (repertoire, rehearsal time, schedules, etc.) can affect musicians' motivational processes, bringing consequences to their beliefs of self-efficacy and their processes of self-regulation of musical practice.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83199
    Collections
    • Teses [47]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV