dc.contributor.advisor | Quadros, Diomar Augusto de, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Meduna, Matheus Niesborski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-26T15:50:26Z | |
dc.date.available | 2023-05-26T15:50:26Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82887 | |
dc.description | Orientador: Diomar Augusto de Quadros | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Em diferentes partes do mundo a preocupação ambiental e a conservação dos recursos hídricos vêm aumentando, tendo a água cada vez mais escassa em quantidade e qualidade, pois apenas 2,5% da água que contém em nosso planeta é de água doce, apesar de o planeta ser em grande parte composto por água, apresenta escassez para o consumo humano. Nos últimos anos, cada vez mais grandes cidades sofrem com a falta de água, pois as grandes concentrações populacionais trazem um processo de degradação ao meio ambiente. A educação ambiental (EA) é um importante instrumento de educação formal ou informal, podendo transformar a visão do indivíduo, contribuindo para a formação de novos valores e práticas sociais, desta forma tralhando com crianças, estamos levando a elas uma visão do mundo em que se vive, para elas todo aprendizado é algo novo. O presente trabalho teve como objetivo investigar como ocorre o diálogo sobre a educação ambiental e recursos hídricos na educação infantil e ensino fundamental 1 e 2. Para iniciar foi realizado levantamento bibliográfico sobre as temáticas: educação ambiental, educação infantil, ensino fundamental e recursos hídricos. Foram analisadas as teses e dissertações realizadas no Brasil, que estão disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A analise resultou no registro de 122 dissertações e 3 teses, mas somente 32 trabalharam a educação ambiental envolvendo o recurso hídrico de alguma forma, sendo trabalhado com crianças diretamente da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio, e destes somente 2 dissertações foram realizadas na educação infantil. Com conteúdos ambientais a escola ajuda o aluno a ter uma visão integral do mundo em que vive, tendo troca de experiências e conhecimentos. O período inicial da vida escolar pode ser a base de sua formação, sendo uma fase extremamente importante. Dentro da escola é preciso encontrar meios para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, humanos e a consequências da própria espécie. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (54 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Recursos hidricos - Proteção | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Paraná | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental na educação infantil e ensino fundamental, com enfoque nos recursos hídricos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |