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dc.contributor.advisorQuadros, Diomar Augusto de, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambientalpt_BR
dc.creatorMeduna, Matheus Niesborskipt_BR
dc.date.accessioned2023-05-26T15:50:26Z
dc.date.available2023-05-26T15:50:26Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82887
dc.descriptionOrientador: Diomar Augusto de Quadrospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Em diferentes partes do mundo a preocupação ambiental e a conservação dos recursos hídricos vêm aumentando, tendo a água cada vez mais escassa em quantidade e qualidade, pois apenas 2,5% da água que contém em nosso planeta é de água doce, apesar de o planeta ser em grande parte composto por água, apresenta escassez para o consumo humano. Nos últimos anos, cada vez mais grandes cidades sofrem com a falta de água, pois as grandes concentrações populacionais trazem um processo de degradação ao meio ambiente. A educação ambiental (EA) é um importante instrumento de educação formal ou informal, podendo transformar a visão do indivíduo, contribuindo para a formação de novos valores e práticas sociais, desta forma tralhando com crianças, estamos levando a elas uma visão do mundo em que se vive, para elas todo aprendizado é algo novo. O presente trabalho teve como objetivo investigar como ocorre o diálogo sobre a educação ambiental e recursos hídricos na educação infantil e ensino fundamental 1 e 2. Para iniciar foi realizado levantamento bibliográfico sobre as temáticas: educação ambiental, educação infantil, ensino fundamental e recursos hídricos. Foram analisadas as teses e dissertações realizadas no Brasil, que estão disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A analise resultou no registro de 122 dissertações e 3 teses, mas somente 32 trabalharam a educação ambiental envolvendo o recurso hídrico de alguma forma, sendo trabalhado com crianças diretamente da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio, e destes somente 2 dissertações foram realizadas na educação infantil. Com conteúdos ambientais a escola ajuda o aluno a ter uma visão integral do mundo em que vive, tendo troca de experiências e conhecimentos. O período inicial da vida escolar pode ser a base de sua formação, sendo uma fase extremamente importante. Dentro da escola é preciso encontrar meios para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, humanos e a consequências da própria espécie.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (54 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRecursos hidricos - Proteçãopt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Paranápt_BR
dc.titleA educação ambiental na educação infantil e ensino fundamental, com enfoque nos recursos hídricospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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