• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão Ambiental (Litoral)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão Ambiental (Litoral)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A educação ambiental na educação infantil e ensino fundamental, com enfoque nos recursos hídricos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-MATHEUS-NIESBORSKI-MEDUNA.pdf (1.250Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Meduna, Matheus Niesborski
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Em diferentes partes do mundo a preocupação ambiental e a conservação dos recursos hídricos vêm aumentando, tendo a água cada vez mais escassa em quantidade e qualidade, pois apenas 2,5% da água que contém em nosso planeta é de água doce, apesar de o planeta ser em grande parte composto por água, apresenta escassez para o consumo humano. Nos últimos anos, cada vez mais grandes cidades sofrem com a falta de água, pois as grandes concentrações populacionais trazem um processo de degradação ao meio ambiente. A educação ambiental (EA) é um importante instrumento de educação formal ou informal, podendo transformar a visão do indivíduo, contribuindo para a formação de novos valores e práticas sociais, desta forma tralhando com crianças, estamos levando a elas uma visão do mundo em que se vive, para elas todo aprendizado é algo novo. O presente trabalho teve como objetivo investigar como ocorre o diálogo sobre a educação ambiental e recursos hídricos na educação infantil e ensino fundamental 1 e 2. Para iniciar foi realizado levantamento bibliográfico sobre as temáticas: educação ambiental, educação infantil, ensino fundamental e recursos hídricos. Foram analisadas as teses e dissertações realizadas no Brasil, que estão disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A analise resultou no registro de 122 dissertações e 3 teses, mas somente 32 trabalharam a educação ambiental envolvendo o recurso hídrico de alguma forma, sendo trabalhado com crianças diretamente da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio, e destes somente 2 dissertações foram realizadas na educação infantil. Com conteúdos ambientais a escola ajuda o aluno a ter uma visão integral do mundo em que vive, tendo troca de experiências e conhecimentos. O período inicial da vida escolar pode ser a base de sua formação, sendo uma fase extremamente importante. Dentro da escola é preciso encontrar meios para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, humanos e a consequências da própria espécie.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82887
    Collections
    • Gestão Ambiental (Litoral) [89]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV