dc.contributor.advisor | Tiepolo, Liliani Marilia | pt_BR |
dc.contributor.other | Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Silva, Gabriel Corbellini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T15:04:24Z | |
dc.date.available | 2023-05-23T15:04:24Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82764 | |
dc.description | Orientadora: Liliani Marilia Tiepolo | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Marcos Aurélio Zanlorenzi | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O planeta Terra, enquanto estrutura viva e interconexa perpassa por um período estarrecedor, de violentas transformações e ao que tudo indica por interferência de uma parcela significativa de membros de uma única espécie, Homosapiens. Organismos autocentrados, caracterizados por enredos de confusão e auto sabotagem, que particularmente preferem perceber a si mesmos como criaturas superiores, privilegiadas, divinas e principalmente disjuntas e/ou acima de uma totalidade que na verdade se manifesta de maneira una e múltipla. É diante de tal problemática e por meio da presente investigação que a opção metodológica escolhida é a pesquisa bibliográfica, elaborada a partir da reflexão teórica de materiais científicos já realizados com o intuito de questionar e reorientar as tensas e torcidas urdiduras que compõem as ideias de Natureza no ocidente e a intrínseca relação que as racionalidades imperantes podem ter com o processo de dissociação e fragmentação entre ser humano/Natureza e a crise ambiental. Com base no pressuposto de que paradigmas condicionam diferentes concepções de Natureza e estes por sua vez orientam em grande medida nosso modo de ser e estar no mundo. Nesse sentido, averiguamos a educação ambiental e seu possível potencial em tecer novas percepções críticas e sensíveis de Natureza, que colaborem tanto para problematização quanto para construção coletiva de outros presentes e possíveis futuros. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Natureza - Influência do homem | pt_BR |
dc.subject | Terra (Planeta) - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Uma urdidura entre as complexas ideias de natureza e educação ambiental | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |