Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTiepolo, Liliani Mariliapt_BR
dc.contributor.otherZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambientalpt_BR
dc.creatorSilva, Gabriel Corbellinipt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T15:04:24Z
dc.date.available2023-05-23T15:04:24Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82764
dc.descriptionOrientadora: Liliani Marilia Tiepolopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Marcos Aurélio Zanlorenzipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O planeta Terra, enquanto estrutura viva e interconexa perpassa por um período estarrecedor, de violentas transformações e ao que tudo indica por interferência de uma parcela significativa de membros de uma única espécie, Homosapiens. Organismos autocentrados, caracterizados por enredos de confusão e auto sabotagem, que particularmente preferem perceber a si mesmos como criaturas superiores, privilegiadas, divinas e principalmente disjuntas e/ou acima de uma totalidade que na verdade se manifesta de maneira una e múltipla. É diante de tal problemática e por meio da presente investigação que a opção metodológica escolhida é a pesquisa bibliográfica, elaborada a partir da reflexão teórica de materiais científicos já realizados com o intuito de questionar e reorientar as tensas e torcidas urdiduras que compõem as ideias de Natureza no ocidente e a intrínseca relação que as racionalidades imperantes podem ter com o processo de dissociação e fragmentação entre ser humano/Natureza e a crise ambiental. Com base no pressuposto de que paradigmas condicionam diferentes concepções de Natureza e estes por sua vez orientam em grande medida nosso modo de ser e estar no mundo. Nesse sentido, averiguamos a educação ambiental e seu possível potencial em tecer novas percepções críticas e sensíveis de Natureza, que colaborem tanto para problematização quanto para construção coletiva de outros presentes e possíveis futuros.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNatureza - Influência do homempt_BR
dc.subjectTerra (Planeta) - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleUma urdidura entre as complexas ideias de natureza e educação ambientalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples