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dc.contributor.advisorCarvalho, Alexandre Luis Trovon de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorRocha, Rodrigo Luis dapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T14:31:24Z
dc.date.available2023-05-16T14:31:24Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82597
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre Luis Trovon de Carvalhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 23/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 49-50pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação traz uma análise da forma de abordagem da solução da equação do 2º grau, e como esta expressão relaciona-se ao matemático hindu Bhaskara, nos manuais escolares brasileiros. Foram pesquisados manuais escolares desde 1853. Como resultado, fez-se um compilado dos sete principais métodos de resolução presentes nesses textos. Percebeu-se também que a referência a Bhaskara nunca deixou de ser utilizada. Foi elaborada uma linha do tempo, na qual se observa que até a década de 60 os autores atribuíam a Bhaskara o desenvolvimento do método resolutivo, mudando a forma de se referir a ele, com o passar das décadas. Levantou-se a hipótese de que a expressão tivesse origem na Espanha, e de que Bhaskara realmente teve participação direta no desenvolvimento do método indiano de resolução de equações quadráticas. Observou-se também que a grafia do nome próprio Bhaskara também aparece de diversas maneiras (Bhaskara, Bháskara, Báskara, Báscara) assim como ocorre uma confusão entre os termos indiano e hindu, ao se atribuir a origem deste matemático. Por fim, este trabalho apresenta uma contribuição para o estudo sobre a forma como o método atribuído a Bhaskara é utilizado e referenciado nos manuais escolares brasileiros, servindo de ponto de partida para pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents an analysis of the approach given to the solution of the 2nd degree equation in textbooks, and how this expression is related to the Hindu mathematician Bhaskara. Brazilian school manuals have been examined since 1853. As a result, a compilation of the seven main methods of resolution present in these texts was prepared. It was also noticed that the reference to Bhaskara was never put away. A timeline was drawn up, in which it was noticed that until the 1960s, the authors attributed to Bhaskara the development of the solving method, changing the form to mention it over the decades. The hypothesis was raised that the expression originated in Spain, and that Bhaskara did have a direct role in the development of the Indian method of solving quadratic equations. It was also observed that the spelling of the proper name Bhaskara also appears in several ways (Bhaskara, Bháskara, Báskara, Báscara) as well as a confusion between the terms Indian and Hindu when the origin of this mathematician is referred to. Finally, this work presents a contribution to the study on how the method attributed to Bhaskara is used and referenced in Brazilian school manuals, serving as a starting point for future research.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatematica - Fórmulas e receitaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEscolas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO uso da expressão "fórmula de bhaskara" em livros didáticos brasileiros e sua relação com o método resolutivo da equação do 2º graupt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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