Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSagatio, Sandra Guimarãespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorGuedes, Thaís Jasper Klassenpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T19:18:17Z
dc.date.available2024-08-08T19:18:17Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82543
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Sandra Guimarães Sagatio.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 37-38pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo tem como objetivo geral analisar a relação do desenho com a alfabetização, no 1o ano do Ensino Fundamental, a partir da compreensão dos professores, docentes neste nível de ensino, em uma escola pública ou em uma escola particular. Os objetivos específicos são: revisar a bibliografia sobre alfabetização e desenho no período de 1975 a 2013; discutir as possíveis relações entre o desenho e o processo de alfabetização e analisar os questionários respondidos pelos profissionais da educação do 1o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública e de uma escola particular, e sua compreensão sobre algumas das possíveis relações entre o desenho e a alfabetização. Neste sentido, a pesquisa visa responder duas questões principais: Existe alguma relação do desenho com o processo de alfabetização? Como os professores do 1o ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública e de uma escola particular, compreendem e trabalham com esta relação entre desenho e alfabetização no cotidiano escolar? A partir da análise dos questionários, pode-se perceber um pouco sobre a compreensão das professoras do 1o ano do Ensino Fundamental sobre a relação entre o desenho e a alfabetização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The general objective of this paper is to analyze the relationship between drawing and literacy in the first grade of elementary school, from the understanding of teachers at this level of education, in a public school and a private school. The specific objectives are: to review the literature on literacy and drawing of the 1975-2013 period; to discuss the possible relationship between drawing and the literacy process and analyze the questionnaires answered by the teachers of the first grade in elementary school of a public school and a private school, as wellas their understanding about some of the possible relationships between drawing and literacy. In this sense, the research aims to answer two main questions: Is there any relationship between drawing and the literacy process? How do teachers of the first grade in elementary school, of a public school and a private school, understand and work with the relationship between drawing and literacy in everyday school life? From the analysis of the questionnaires, it is possible to understand a little about the comprehension teachers of the first grade in elementary school have on the relationship between drawing and literacy.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA relação do desenho com o processo de alfabetização no 1° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples