Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorFiorese, Sabrinapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-12T19:30:33Z
dc.date.available2023-05-12T19:30:33Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82542
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 64-68pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho faz parte de uma pesquisa, que tem como objetivo compreender como as crianças se socializam nos diferentes espaços da cidade, sendo ele uma continuidade da pesquisa de iniciação científica que buscava também verificar as diferenças de gênero nos processos de socialização e apropriação dos espaços da cidade. Para essa análise foi realizado um levantamento teórico com o intuito de encontrar estudos que trabalhassem com aspectos relacionados ao tema de pesquisa. Foram entregues também, cerca de 1600 questionários em escolas municipais de bairros das nove regionais da cidade de Curitiba, sendo estes preenchidos pelos responsáveis das crianças, que tinham como objetivo verificar diversos aspectos sobre a socialização das mesmas nos bairros da cidade. Posteriormente, foram realizadas conversas com quatro crianças de duas escolas de cada regional para compreender como elas mesmas viam o bairro onde moravam. Buscou-se nessa pesquisa analisar algumas dessas conversas, compreendendo as diferenças de gênero com base na fala das crianças. Por fim, ao analisar os dados e as conversas foi possível compreender inúmeras diferenças entre os espaços e atividades realizadas por meninos e meninas, tanto na escola como no bairro, também a relação deles e delas com o consumo e o medo da violência. Para a construção deste trabalho, os principais autores utilizados foram: Sarmento e Mollo- Bouvier para analisar a infância e socialização; Lecione e Martinez Bonafé para analisara cidade; e Finco e Louro para analisar a categoria gênero.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInfância - Educaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleInfância, gênero e cidade : discussões em bairros de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples