Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatitz, Queila Regina Souza, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorGarcia, Bruno Eduardo Slongopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T14:38:51Z
dc.date.available2023-06-05T14:38:51Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82524
dc.descriptionOrientadora: prof.ª Dra. Queila Regina Souza Matitzpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 13/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 235-255pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Concentração Estratégia e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo buscou compreender como uma organização cultural do Rio Grande do Sul desenvolve a prática do teatro a partir da enculturação dos elementos institucionais. Para tanto, utilizei um estudo de caso no Art&Vida por meio de uma pesquisa qualitativa com dados coletados por fontes documentais, entrevistas e etnografia. A análise dos dados se deu por meio de análise narrativa. A recursividade é um processo de desconstrução de significados institucionalizados e de promulgação dos elementos institucionais. Assim, a partir da compreensão das lógicas institucionais como uma troika entre sujeito, práticas e objetos, mediada por um bem e seus valores, foi possível identificar como a recursividade ocorre por meio da enculturação. Desta forma, foi possível identificar que o Art&Vida enculturou diferentes lógicas institucionais, dispondo os elementos institucionais nos níveis declarados e não declarados. No nível declarado o teatro é conduzido por meio de símbolos e atitudes, enquanto no não declarado é uma representação e compõe as habilidades e esquemas dos atores. A partir da enculturação o Art&Vida modificou o significado dos elementos institucionais e formou uma lógica institucional híbrida, a qual denominei de teatro interiorano. Assim sendo, a recursividade gera uma atribuição de significados para atender as necessidades da comunidade local. Este estudo contribui ao destacar que embora as instituições sejam estáveis, existe abertura para a ação por meio da interpretação. Como pesquisas futuras sugere-se compreender como a enculturação pode produzir diversas lógicas institucionais híbridas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study sought to understand how a cultural organization in Rio Grande do Sul develops the practice of theater based on the enculturation of institutional elements. For that, I use a case study in Art&Vida through a qualitative research with data collected by documentary sources, interviews and ethnography. Data analysis was carried out through narrative analysis. Recursion is a process of deconstructing institutionalized meanings and promulgating institutional elements. Thus, from the understanding of organic logics as a troika between subject, practices and objects, mediated by a good and its values, it was possible to identify how recursion occurs through enculturation. In this way, it was possible to identify that Art&Vida embodied different organic logics, having structural elements at declared and undeclared levels. At the stated level the theater is controlled through symbols and attitudes, while the unstated is a representation and comprises the abilities and schemes of the actors. Based on enculturation, Art&Vida changed the meaning of institutional elements and developed a hybrid institutional logic, which I called countryside theater. Therefore, recursion generates an attribution of meanings to meet the needs of the local community. This study contributes by highlighting that although institutions are stable, there is openness to action through interpretation. As future research, it is suggested to understand how enculturation can produce different hybrid institutional logics.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleQuando as cortinas se abrem : lógicas institucionais e o desenvolvimento da prática do teatro no grupo Art&Vidapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples