• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Representações de exclusão dentro da escola : o que dizem os adolescentes?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LARISSA SCHNORR DE FRANCA.pdf (863.3Kb)
    Data
    2015
    Autor
    França, Larissa Schnorr de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho teve o intuito de investigar as representações que os alunos adolescentes têm acerca de sua escola. Além disso, este trabalho se propôs diante de seus objetivos: Investigar como o tema da exclusão na escola é tratado pela literatura científica; Identificar as representações de exclusão pelos alunos; Compreender de que forma a escola pode proporcionar um processo de ensino- aprendizagem mais significativo e com implicações para a vida; Identificar ações propostas pelos alunos que podem favorecer as relações dentro da escola. O contexto desta análise foi uma escola da rede pública de ensino do Paraná, localizada no centro de Curitiba, que atende à segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio regulares e ao Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos no período noturno, totalizando, nos três períodos, cerca de 600 alunos. Os procedimentos de coleta de dados foram questionários com perguntas abertas, contando com a parceria da escola e com a participação de 70 alunos. A análise de dados pautou-se no levantamento de temas recorrentes a partir da fala dos participantes. De acordo com as representações dos estudantes, ficou evidente que o modelo atual de organização escolar tem se distanciado do que realmente se espera do ensino e da aprendizagem como um elemento significativo na vida dos estudantes.
     
    Resumen : Este estudio tuvo como objetivo investigar el papel que los adolescentes estudiantes tienen acerca de su escuela. Además, este estudio propone ante sus objetivos: Para investigar cómo el tema de la exclusión de la escuela es tratado por la literaturacientífica; Identificar la exclusión de las representaciones de los estudiantes; Entender cómo la escuela puede proporcionar un proceso y consecuencias para la vida de enseñanza-aprendizaje más significativo; Identificar las acciones propuestas por losestudiantes que pueden fomentar las relaciones dentro de la escuela. El contexto de este análisis era una escuela pública del Paraná, ubicada en el centro de Curitiba, asistiendo a la segunda fase de la escuela primaria y la escuela secundaria regular yla escuela secundaria de la Juventud y Educación de Adultos en la noche, por un total de tres periodos, cerca de 600 estudiantes. Procedimientos para la recogida de datos fueron cuestionarios con preguntas abiertas, con la colaboración de la escuela y conla participación de 70 estudiantes. El análisis de datos fue marcado em la encuesta de los temas recorrentes del discurso de los participantes. De acuerdo con las representaciones de los alumnos, se hizo evidente que el actual modelo de organización escolar se ha alejado de lo que realmente se espera de la enseñanza yel aprendizaje como un elemento significativo en la vida de los estudiantes.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82512
    Collections
    • Pedagogia [617]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV