dc.contributor.advisor | Gouveia, Andréa Barbosa, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Gering, Juliana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T19:15:11Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T19:15:11Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82507 | |
dc.description | Orientador: Prof.a Dr.a Andrea Barbosa Gouveia | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 26-28 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo examinar na legislação brasileira os princípios de gestão democrática. A presente pesquisa aborda num primeiro momento os princípios de democracia faz uma articulação desses princípios com os princípios que constituem a gestão democrática na escola pública. Será objeto de análise o tema da gestão democrática no contexto da Lei de Diretrizes de Bases da Educação e também do PNE-2014. Para aprofundar a investigação foram usados como referenciais teóricos: Victor Henrique Paro e Norberto Bobbio. Dentre os resultados encontrados tem que gestão democrática se construí com participação, divisão de poder e autonomia das instituições escolares. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | pt_BR |
dc.title | O princípio da gestão democrática na legislação brasileira | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |