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dc.contributorGrube, Jeane Karinept_BR
dc.contributor.advisorBezerra, Rafael Ginane, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAssunção, Jaqueline Aparecida Santa Clarapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:53:46Z
dc.date.available2024-08-08T18:53:46Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82504
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Ginane Bezerrapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 36-37pt_BR
dc.description.abstractResumo : Considerando a educação ambiental como um campo caracterizado por abordagens concorrentes, analisa o conteúdo de uma avaliação educacional em larga escala com o objetivo de verificar qual dessas abordagens é predominante. Através de revisão bibliográfica, caracteriza as diferentes perspectivas de educação ambiental, distinguindo-as entre conservacionistas e socioambientais. Constatando a hegemonia da abordagem conservacionista no campo da educação ambiental, procura identificar os sentidos mobilizados por essa abordagem através de um levantamento de 131 questões retiradas do Exame Nacional do Ensino Médio entre os anos de 2009 e 2014. Dado o papel estratégico que vem sendo atribuído a esse exame no sistema educacional brasileiro, parte-se do pressuposto que, refletindo a abordagem conservacionista de educação ambiental, ele contribui para a consolidação da sua posição hegemônica dentro do campo.pt_BR
dc.description.abstractResumen : Considerando la educación ambiental como un campo caracterizado por abordajes concurrentes, analiza el contenido de una evaluación educativa en larga escala objetivando verificar cuál de ellas es la predominante. Por intermedio de revisión bibliográfica, caracteriza las diferentes perspectivas de educación ambiental, distingui éndolas entre conservacionistas y socio ambientales. Constatando la hegemonía del abordaje conservacionista en el campo de la educación ambiental, busca identificar los sentidos movilizados por ese abordaje a través de un levantamiento de 131 cuestiones extraídas del Exame Nacional do Ensino Médio entre los años 2009 y 2014. Dado el papel estratégico atribuido a ese examen en el sistema educativo brasileño, se parte del presupuesto de que, reflexionando sobre el abordaje conservacionista de educación ambiental, contribuye a la consolidación de su posición hegemónica dentro del campo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.titleMeio ambiente, educação ambiental e avaliação educacional em larga escala : uma análise das questões do ENEM entre os anos de 2009 e 2014pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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