dc.contributor | Rodrigues, Jéssica | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Coutinho, Ângela Scalabrin, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Gelenski, Janaína de Aguiar Monteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:05:07Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:05:07Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82503 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Angela Maria Scalabrin Coutinho. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 80-84 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho tematiza os espaços públicos da cidade de Curitiba para as vivências da infância, com o objetivo de investigá-los, buscando reconhecer a expressão da infância, bem como a efetivação dos direitos das crianças de usufruir destes espaços; conhecer as estruturas dos parques e colaborar com pesquisas desse âmbito. A pesquisa de cunho qualitativo teve como elementos para análises as observações de campo, os registros escritos e fotográficos. Buscou-se a partir de autores como Santos (1978, 1988) e Frago (2001) situar o tema no quadro teórico, bemcomo trazer as contribuições de Rechia (2003) e Moro (2012) sobre os espaços públicos de Curitiba, tecendo a construção da pesquisa a partir do mapeamento dos espaços; observações de campo, análise dos dados levantados e gerados, problematizando as possibilidades que os espaços públicos ofertam ao público infantil, considerando o principal sujeito: a criança. Assim compreendemos que a criança só se constituirá como sujeito protagonista, se for sujeito dos espaços naturais e sociais que vivencia. Nesta perspectiva, este texto revela a importância da oferta de múltiplas possibilidades, que contemplem a ludicidade, a experimentação, a brincadeira e as interações sociais e naturais. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cidades e vilas - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.title | Espaços Públicos da cidade de Curitiba para a vivência da infância : desvendando potencialidades | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |