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dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilveira, Hellen Caroline Silva dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T19:17:47Z
dc.date.available2024-08-08T19:17:47Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82500
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra Marilia Andrade Torales Campospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 38-40pt_BR
dc.description.abstractResumo : A necessidade de buscar metodologias capazes de incorporar a educação ambiental às práticas educativas é uma preocupação importante dentro do ensino. A partir dessa proposta, foram analisadas ações de gestão ambiental que são desenvolvidas no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Curitiba-PR para solução ou mitigação de problemas ambientais considerando os fundamentos teóricos e metodológicos das Ecoauditorias escolares. As Ecoauditorias visam uma nova possibilidade na formação de professores, atendendo a atual legislação, na medida em que trabalham de forma interdisciplinar, promovendo a participação de toda a comunidade escolar, fazendo com que a escola se torne o principal meio transformador. A importância do tema se justifica na emergência de uma nova prática, baseada na busca de um novo padrão de comportamento dos agentes escolares e a aquisição de novos significados para os comportamentos já existentes, resultando em mudanças em relação ao espaço no qual estão inseridos. Por meio das análises das entrevistas e da formação ofertada para as professoras foi possível identificar uma receptividade em relação as ações de gestão ambiental. O envolvimento de todos os agentes escolares nas práticas do centro de educação infantil mostram que o CMEI é receptivo à aplicação das Ecoauditorias escolares e consequentemente, à adoção das premissas incorporadas pela metodologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The need to find out methodologies able to incorporate environmental education into the educational practices is a major concern inside the education. Inside of this scope, environmental management actions that are developed in the context of a Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) in Curitiba-PR were analyzed for solution or mitigation of environmental problems considering the theoretical and methodological foundations of the Ecoauditorias school methodology. The Ecoauditorias aim a new possibility in teacher's education, attend the current legislation, according as working in an interdisciplinary way, promoting the participation of the whole school community, causing the school to become the primary transformer agent. The importance of the issue is justified in the emergence of a new practice, based on the search for a new pattern of behavior of the school agents and acquiring new meanings for existing behaviors, resulting in changes inrespect of the area they are located. Through the analysis of the interviews and training offered to teachers it was possible to identify a receptivity to the actions of environmental management. The involvement of all school agents in the center ofearly childhood education practices show that CMEI is receptive to the implementation of school Ecoauditorias and consequently the adoption of assumptions incorporated by the methodology.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleRelação entre a gestão ambiental e educação ambiental : as ecoauditorias no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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