Mostrar registro simples

dc.contributorSantos, Iracema Cristina Shoenherr dospt_BR
dc.contributor.advisorRuggi, Lennita Oliveira, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorYoshida, Fugikapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:34:49Z
dc.date.available2024-08-08T15:34:49Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82498
dc.descriptionOrientador: Profa. Ms. Lennita Ruggipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 64-67pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação do povo indígena, da mulher indígena e da violência contra ela, como parte do processo de colonização, dentro do cinema nacional no filme "Brava Gente Brasileira". O filme promove um olhar sobre o passado a partir de um fato histórico, mostrando contradições entre o que se idealizava para a colônia e os povos aqui presentes e a realidade encontrada pelos portugueses. A violência e a selvageria corroboram com essa contradição, pois a história de amor que se desenrola, no filme, começa com um estupro e termina marcada por mais atos de violência, de ambos os lados. Compreender que as diferenças culturais trazem estranhamentos em relação aos costumes e tradições do outro e refletir sobre a influência da visão eurocêntrica que ainda é predominante no encaminhamento do processo educativo manipulando leituras da história e determinando quem são seus protagonistas. Perceber a cultura como história, em constante transformação, e seus agentes como sujeitos ativos nesse processo. Trata-se de uma reflexão por meio de uma produção fílmica, trazendo à tona o choque cultural, e a percepção (ou não) sobre o Outro e sobre quem é o civilizado ou quem é o selvagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Abstract the present work aims to reflect on the representation of indigenous people, indigenous woman and violence against her, as part of the colonization process, within the national cinema in the film "Brava Gente Brasileira". The film promotes a glimpse intothe past from a historical fact, showing contradictions between what is envisioned for the colony and the people here and the reality encountered by the Portuguese. Violence and savagery corroborate with this contradiction, because the love story that unfolds in the film, begins with a rape and ends marked by more acts of violence on both sides. Understand that cultural differences bring barriers in relation to customs and traditions of another and reflect on the influence of Eurocentric vision that is still prevalent in the educational process manipulating history readings and determining who are its protagonists.. Understand the culture as history, in constant transformation, and its agents as subjects active in this process. It is a reflection by means of a film production, bringing to light the culture shock, and the perception (or not) about each other and about who is civilized or who's the wild.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectCinema - Brasil - Identidade étnicapt_BR
dc.title"Brava Gente Brasileira" : a terra invadidade, o corpo violado... ( A representação do indígena e da violência contra a mulher indígena no cinema nacional)pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples