• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A relação família e educação infantil : bibliografia e perspectivas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    FRANCIELI MONTEIRO GREIN.pdf (514.8Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Gonsalves, Francieli Monteiro Grein
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento bibliográfico acerca do tema que é a relação família e educação infantil a partir da produção acadêmica específica em educação e analisar e traçar perspectivas acerca de como tal temática vem sendo estudada no Brasil. O levantamento da produção bibliográfica especializada, no formato de teses e dissertações, sobre do tema foi realizado por meio dos descritores "Família e Educação Infantil" e "Família e Creche" no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Tanto para os temas eliminados - aqueles que não tinham relação com o tema específico, quanto para os selecionados foram apresentados dados por meio de gráficos e tabelas. Os trabalhos que não atenderam ao objetivo dessa monografia se apresentaram em maior número. Foram seis produções analisadas no final dessa etapa. Na análise dos trabalhos também foram levantados dados como a instituição, área de conhecimento e períodos das produções. Referente à análise do método utilizado pelas autoras levantou-se dados referentes ao lócus da pesquisa, os instrumentos utilizados e os sujeitos pesquisados. A análise dos trabalhos mostrou que a relação família e educação infantil passa por vários desafios, entre eles questões relacionadas aos impactos e avanços da legislação sobre o tema, os encontros e desencontros das educadoras e dos pais sobre o papel de cada um dentro da instituição, a divisão de tarefas, o desenvolvimento das relações, as mudanças nos arranjos e nas estruturas familiares. Porém indica a necessidade do conhecimento das famílias por parte do profissional da instituição, a formação de professores – tanto inicial quanto continuada, criar estratégias para construir a parceria com os pais ou responsáveis sempre pensando no desenvolvimento integral da criança.
     
    Abstract : This academic work have with object realize one lifting bibliographic about this subject that is the Family Relation and Childhood Education from the academic production specific on education, analyze and draw prospects about how this theme has been studied in Brazil. The lifting of production bibliographic specialized, the format theses and dissertations, about the subject performed by the writers "Family and Childhood Education" and "Family and kindergarten" on the bank of theses in the coordenation of personal development on superior level – CAPES. For the themes eliminated – That don’t has relation with the specific theme, that for the selections as for the selected data through charts and tables were presented. works that did not meet the objective of this monograph is presented in greater number. Six productions were analyzed at the end of this stage. In the data analysis work has also been raised as the institution, field of knowledge, periods of production. Concerning the analysis method used by the authors rose data for the locus of research, the instruments used and the research subjects. The analysis of the work showed that the family relationship and child-rearing undergo a number of challenges, including issues related to the impacts and progress of legislation on the subject, the similarities and differences among educators and parents about the role of each within the institution, the division of labor, the development of relations, changes in the arrangements and family structures. But it indicates the need for knowledge of families on the part of the institution's professional, teacher training - both initial and on going, strategics to build partnership with parents or guardians always thinking about the development of children.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82496
    Collections
    • Pedagogia [617]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV