dc.contributor.advisor | Pooli, João Paulo, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Miretzki, Flávia de Fátima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T19:16:02Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T19:16:02Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82495 | |
dc.description | Orientador: João Paulo Pooli | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 35-37 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Neste trabalho objetivamos analisar as questões acerca da relação família-escola. Exploramos o papel da família e escola no processo de escolarização, e analisados no que diz respeito à participação dos pais na visão de pedagogos. Baseando-nos em pesquisas de diversos autores como, Ana da Costa Polônia/Maria Auxiliadora Dessen e Maria Alice Nogueira, refletimos sobre os problemas que causam a falta de envolvimento dos pais, e as possíveis estratégias a serem usadas para que a família participe ativamente da vida escolar dos seus filhos. A partir de entrevistas com pedagogos conseguimos buscar informações para entendermos os motivos, que ocasionam a não integração entre escola e família. Através de pesquisa qualitativa, foi possível averiguar a dificuldade das pedagogas entrevistadas em promover a integração entre as famílias e a escola, devido à falta de apoio e estímulo da gestão escolar. Verificou-se também que é dever da escola promover a integração, mas isso não se dá com esforços isolados, ambas as instituições escola e família precisam uma da outra. Desta forma, chegou-se a conclusão, que a presença dos pais na escolaridade dos filhos, pode possibilitar melhor aprendizado por parte do aluno. Partindo da situação atual da relação família-escola, tem-se o propósito da realização de novas pesquisas em torno desse assunto, para que possamos transformar e contribuir para a evolução dessa relação, visando valorizar a família e escola por um bem comum que, nada mais é que proporcionar o aprendizado, assim como, o bem estar dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this work we aimed to analyze the issues concerning the family-school relationship. We explore the role of family and school in the educational process, and analyzed with regard to the participation of parents in the teachers view. Building on research of several authors as Anne of Costa Poland / Mary Help Dessen and Mary Alice Nogueira, we reflect on the problems that cause the lack of parental involvement, and possible strategies to be used for the family to actively participate in the school life of their children. From interviews with educators can seek information to understand the reasons that cause the lack of integration between school and family. Through qualitative research, it was possible to verify the difficulty of pedagogues interviewed in promoting integration between families and the school due to lack of support and encouragement from the school management. It was also found that it is school should promote integration, but that does not happen with isolated efforts, both school institutions and family need each other. In this way, we reached the conclusion that the presence of parents in the education of their children,can enable better learning by students. From the current situation of the family-school relationship, has the purpose of carrying out further research around this issue so we can transform and contribute to the evolution of this relationship in order to value the family and school for a common good that, nothing is but provide learning, as well as the welfare of students. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Educaçao - Familia | pt_BR |
dc.title | Relação família-escola : uma análise da participação dos pais sob a ótica de pedagogos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |