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dc.contributor.advisorEspínola, Andréa Maximo, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambientalpt_BR
dc.creatorBitencorti, Josué da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-11T15:28:29Z
dc.date.available2023-05-11T15:28:29Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82493
dc.descriptionOrientadora: Andréa Maximo Espínolapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como objetivo, analisar através de questionários as dificuldades dos estudantes perante algumas questões ligadas a realidade universitária. A partir da fundamentação em pesquisas já realizadas no âmbito nacional e internacional que abordam a temática. A presente pesquisa caracterizouse como um estudo predominantemente descritivo e exploratório, portanto, de cunho qualitativo. Pelo fato da pesquisa ser de caráter qualitativa e descritiva, se optou por investigar um fenômeno global do fenômeno Dificuldades de Aprendizagem e não um tipo especifico. O universo investigado compreende sobre os estudantes que voluntariaram a pesquisa, parte dos estudantes do Campus Litoral. Para alcançar o objetivo do estudo adotou-se por questionários. Entre os resultados apresentados: maior parte dos entrevistados tinham de 18 a 22 anos de idade, onde 50% dos jovens relataram sentir angustiados por mudar de cidade e pôr está distante da família, entre as angustias dos jovens no contexto universitário pode observar que 81,1% dos estudantes se angustia pela falta de emprego e por dependente da família para se manter. As questões financeiras influenciam no bem-estar dos estudantes da mesma forma com a mudança de cidade, contribuindo no aprendizado. Podemos observar que uma sala de aula em geral não é homogênea, e que cada estudante tem necessidades especificas. Buscar conhecer as dificuldades de aprendizagem como os estilos, contribuiria no processo ensinoaprendizagem. Em geral, parte dos professores costumam ensinar segundo seus próprios estilos de aprendizagem, desconsiderando as formas peculiares de aprendizagem de seus estudantes, conhecer-se e conhecer seus estudantes possibilitará a diversificação no seu modo de ensinar, está ressignificação de sua prática pedagógica, considerando o estilo de aprendizagem de seus estudantes, resultará num processo de ensinar mais significativo e aprender mais satisfeitos e mais ativos no seu processo de desenvolvimento.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (94 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstudantes universitarios - Psicologiapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDesempenho - Educaçãopt_BR
dc.titleResponsabilidade social universitária, ausência de olhares : quando o universitário pede ajudapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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