Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBerriel, Andrea, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.creatorVainer, Bruna Caldatpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-07T16:27:45Z
dc.date.available2025-04-07T16:27:45Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82421
dc.descriptionOrientador: Andrea B. M. Stinghenpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa constitui uma base teórica e conceitual para o posterior projeto de uma escola de educação infantil e ensino fundamental. Consiste em um estudo dos principais métodos pedagógicos contemporâneos, escolhendo a pedagogia Montessori para ser abordada no projeto escolar. Análise dos ambientes escolares e sua história, em conjunto com os espaços escolares da pedagogia Montessori, que tem como principal objetivo a independência e desenvolvimento do aluno, além da integração da escola com a natureza, enfatizando ainda mais a importância do projeto pedagógico ser trabalhado em conjunto com o projeto arquitetônico. São apresentados estudos do ambiente escolar com alguns parâmetros projetuais, análises de obras correlatas e interpretação da realidade da cidade de Laranjeiras do Sul. Para concluir, são apresentadas diretrizes gerais que orientarão o desenvolvimento do projeto e posteriormente, um estudo geral de ocupação do terreno da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Abordagem Montessori.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research is a theoretical and conceptual basis for the subsequent design of a school of kindergarten and elementary school. It consists of a study of the major contemporary teaching methods, choosing Montessori pedagogy to be addressed in the school project. Analysis of school environments and its history, together with the school spaces of Montessori pedagogy, which has as main objective the independence and development of the student, as well as school integration with nature, further emphasizing the importance of the pedagogical project being worked on together with the architectural design. the school environment studies are presented with some projective parameters, analyzes of related works and interpretation of the reality of the city of South Orange. Finally, general guidelines that will guide the development of the project and subsequently a general study of the land occupation of are presented school of Early Childhood Education and Elementary Education - Montessori approach.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (2 arquivos) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEdifícios escolares - Projetos e plantaspt_BR
dc.subjectMontessori, Metodo de educaçãopt_BR
dc.subjectInstalações escolarespt_BR
dc.titleEscola de educação infantil e ensino fundamental : Abordagem Montessoript_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples