Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacheco, Paulo Cesar Braga, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.creatorTrain, Aline Proençapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-04T19:30:48Z
dc.date.available2025-04-04T19:30:48Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82380
dc.descriptionOrientador: Paulo César Braga Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 137-144pt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa acadêmica tem por objetivo fundamentar a implantação de uma unidade para uma rede de escolas alternativas em Curitiba. Consiste na definição dos conceitos de educação, bem como o entendimento da relação entre pedagogia e arquitetura, através de uma análise histórica de abordagem global e nacional, contribuindo para a escolha de um modelo pedagógico – Fazer a Ponte – a fim de propor um projeto adequado às demandas sociais. Também apresenta discussões sobre a ineficiência do sistema escolar tradicional e sobre a defesa da educação em turno integral. Ainda aponta alguns estudos de caso, caracterização do público alvo, localização das instituições de ensino na cidade, e os diferentes cenários urbanos. Após identificação e visitação ao terreno para o desenvolvimento da proposta específica, são definidos os parâmetros gerais, dimensionamento, programa e organograma.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This academic research has as purpose to provide theoretical basis to the implantantion of an unit of alternative schools' network in Curitiba. It consists in defining educational concepts, as well as the understanding of the relation between pedagogy and architecture, through a historical analysis in global and national approach, contributing to the choice of the pedagogical method - Making the bridge - intending to propose an appropriate project according to the social demands. It also presents discussions about the inefficiency of the traditional school system and about the defense of full-time education. It still points some case studies, characterization of the public, location of educational institutions in the city and different urban scenes. After identifying and visiting the site for the development of the specific proposal, the general parameters, areas, program and organizational chart are defined.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEdifícios escolares - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducação integral - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPlanejamento educacional - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleFazer a ponte : projeto para uma escola de ensino fundamental em Curitiba, PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples