• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Fazer a ponte : projeto para uma escola de ensino fundamental em Curitiba, PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G ALINE PROENCA TRAIN.pdf (71.51Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Train, Aline Proença
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente pesquisa acadêmica tem por objetivo fundamentar a implantação de uma unidade para uma rede de escolas alternativas em Curitiba. Consiste na definição dos conceitos de educação, bem como o entendimento da relação entre pedagogia e arquitetura, através de uma análise histórica de abordagem global e nacional, contribuindo para a escolha de um modelo pedagógico – Fazer a Ponte – a fim de propor um projeto adequado às demandas sociais. Também apresenta discussões sobre a ineficiência do sistema escolar tradicional e sobre a defesa da educação em turno integral. Ainda aponta alguns estudos de caso, caracterização do público alvo, localização das instituições de ensino na cidade, e os diferentes cenários urbanos. Após identificação e visitação ao terreno para o desenvolvimento da proposta específica, são definidos os parâmetros gerais, dimensionamento, programa e organograma.
     
    Abstract : This academic research has as purpose to provide theoretical basis to the implantantion of an unit of alternative schools' network in Curitiba. It consists in defining educational concepts, as well as the understanding of the relation between pedagogy and architecture, through a historical analysis in global and national approach, contributing to the choice of the pedagogical method - Making the bridge - intending to propose an appropriate project according to the social demands. It also presents discussions about the inefficiency of the traditional school system and about the defense of full-time education. It still points some case studies, characterization of the public, location of educational institutions in the city and different urban scenes. After identifying and visiting the site for the development of the specific proposal, the general parameters, areas, program and organizational chart are defined.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82380
    Collections
    • Arquitetura e Urbanismo [297]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV