Fazer a ponte : projeto para uma escola de ensino fundamental em Curitiba, PR
Resumo
Resumo : A presente pesquisa acadêmica tem por objetivo fundamentar a implantação de uma unidade para uma rede de escolas alternativas em Curitiba. Consiste na definição dos conceitos de educação, bem como o entendimento da relação entre pedagogia e arquitetura, através de uma análise histórica de abordagem global e nacional, contribuindo para a escolha de um modelo pedagógico – Fazer a Ponte – a fim de propor um projeto adequado às demandas sociais. Também apresenta discussões sobre a ineficiência do sistema escolar tradicional e sobre a defesa da educação em turno integral. Ainda aponta alguns estudos de caso, caracterização do público alvo, localização das instituições de ensino na cidade, e os diferentes cenários urbanos. Após identificação e visitação ao terreno para o desenvolvimento da proposta específica, são definidos os parâmetros gerais, dimensionamento, programa e organograma. Abstract : This academic research has as purpose to provide theoretical basis to the implantantion of an unit of alternative schools' network in Curitiba. It consists in defining educational concepts, as well as the understanding of the relation between pedagogy and architecture, through a historical analysis in global and national approach, contributing to the choice of the pedagogical method - Making the bridge - intending to propose an appropriate project according to the social demands. It also presents discussions about the inefficiency of the traditional school system and about the defense of full-time education. It still points some case studies, characterization of the public, location of educational institutions in the city and different urban scenes. After identifying and visiting the site for the development of the specific proposal, the general parameters, areas, program and organizational chart are defined.
Collections
- Arquitetura e Urbanismo [297]