Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLourenço, Mariane Lemos, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorSilva, Mara Rosalia Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-05-09T13:27:55Z
dc.date.available2023-05-09T13:27:55Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82363
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Mariane Lemos Lourenço.pt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 27/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 135-150pt_BR
dc.description.abstractResumo: Work passion é uma intensa inclinação à realização de uma atividade que o indivíduo gosta, julga importante, investe tempo e energia, e que é internalizada em sua identidade. Esta tese partiu do gap teórico acerca dos resultados afetivos positivos e negativos promovidos pela ambivalência emocional na análise da work passion, bem como da carência de aprofundamento teórico na questão da identidade relacionada a work passion. Assim, o objetivo desta tese é analisar a articulação entre identidade e o processo de identificação no trabalho docente à work passion em professores e professoras dos cursos de Administração de universidades públicas brasileiras. Julgou-se pertinente trabalhar este objetivo em três artigos que pudessem lançar luz sobre como ocorre a referida articulação, sendo o primeiro deles uma revisão da literatura sobre "work passion e trabalho docente" e os outros dois, artigos empíricos com as temáticas principais acerca da identidade docente e da ambivalência emocional, respectivamente. Como resultados, identificou-se que a construção da identidade docente é possibilitada por meio destes processos de identificação: experiência pessoal, contexto profissional e ambiente externo político. Ademais, a work passion é construída ao longo da vivência dos professores e das professoras nos seus processos de identificação, experimentando aspectos positivos e negativos do trabalho docente no decurso da sua carreira, por meio do fenômeno da paixão ambivalente pelo trabalho. Esse fenômeno representa um intenso sentimento motivador que acomete o professor, sobre o qual predominam fortes emoções positivas, mas também negativas, acerca do seu trabalho, ocorrendo de modo concomitante e sempre em tensão no indivíduo. Esse conjunto de experiências positivas e negativas foi percebido para os/as entrevistados/entrevistadas como algo que trouxe um senso de realização pessoal e profissional, fazendo-os reconhecerem-se, quase por unamimidade, enquanto professores apaixonados por sua profissão. Além disso, mesmo imersos em um contexto adverso, notou-se que a paixão ambivalente pelo trabalho manifestou-se como um sentimento motivador que tem auxiliado professores e professoras a persistir nos seus objetivos profissionais, não desistindo da profissão. Esta tese buscou contribuir nas seguintes perspectivas para a teoria de work passion: i) buscou-se avançar na concepção de identidade associada à construção da work passion, especialmente no campo da docência, considerando os seus processos de identificação (experiência pessoal, contexto profissional e ambiente externo político) e o contexto adverso; ii) ao considerar a ambivalência emocional na análise da work passion, foi proposto o conceito de paixão ambivalente pelo trabalho, que lança luz para a compreensão de como o sentimento de work passion, embora seja intenso, relacionado a um trabalho que a pessoa gosta e que se invista tempo e energia, também pode se encontrar em tensão com múltiplos sentimentos positivos e negativos simultaneamente. Para a prática organizacional universitária, esta tese busca fomentar a dimensão positiva da paixão ambivalente pelo trabalho por meio da adoção de procedimentos que tornem a dinâmica organizacional universitária mais saudável para os professores, estimulando, por exemplo, níveis de trabalho favoráveis e possíveis para a realidade docente, comprometimento organizacional e maior investimento e apoio às universidades no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Work passion is an intense inclination to carry out an activity that the individual likes, considers important, invests time and energy, and which is internalized in his/her identity. This thesis started from the theoretical gap about the positive and negative affective results promoted by emotional ambivalence in the analysis of work passion, as well as the lack of theoretical depth about identity related to work passion. Thus, the objective of this thesis is to analyze the articulation between identity and the process of identification with the teaching work to work passion in professors of Business Administration courses at Brazilian public universities. It was deemed pertinent to work on this objective in three articles that could shed light on how this articulation occurs, the first of which is a literature review on "work passion and teaching work" and the other two, empirical articles with the main themes about the teaching identity and emotional ambivalence, respectively. As a result, it was identified that the construction of the teaching identity is made possible through these identification processes: personal experience, professional context and external political environment. Furthermore, work passion is constructed throughout the experience of professors in their identification processes, experiencing positive and negative aspects of teaching in the course of their careers, through the phenomenon of ambivalent passion for work. This phenomenon represents an intense motivating feeling that affects the professor, over which strong positive emotions predominate, but also negative ones, about their work, occurring concomitantly and always in tension in the individual. This set of positive and negative experiences was perceived by the interviewees as something that brought a sense of personal and professional fulfillment, making them recognize themselves, almost unanimously, as teachers passionate about their profession. In addition, even immersed in an adverse context, it was noted that the ambivalent passion for work manifested itself as a motivating feeling that has helped male and female teachers to persist in their professional goals, not giving up on the profession. This thesis sought to contribute the following perspectives to the theory of work passion: i) it sought to advance in the conception of identity associated with the construction of work passion, especially in the field of teaching, considering its identification processes (personal experience, professional context and political external environment) and the adverse context; ii) when considering emotional ambivalence in the analysis of work passion, the concept of ambivalent passion for work was proposed, which sheds light on understanding how the feeling of work passion, although intense, related to a job that the person likes and if he/she invests time and energy, he/she can also find yourself in tension with multiple positive and negative feelings simultaneously. For university organizational practice, this thesis seeks to foster the positive dimension of ambivalent passion for work through the adoption of procedures that make university organizational dynamics healthier for professors, stimulating, for example, work levels that are favorable and possible for reality faculty, organizational commitment and greater investment and support for universities in Brazil.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectIdentificaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleWork passion, identidade e ambivalência emocional : a paixão pelo trabalho docente de professores de administração no Brasilpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples