Elaboração de material educativo destinado ao paciente com sonda enteral contrarreferenciado para a atenção básica
Resumo
Resumo : A contrarreferencia tem sido usada como estratégia que visa a continuidade do cuidado dos pacientes hospitalizados para a atenção primária. Objetivo: Elaborar material educativo destinado ao paciente com sonda enteral contrarreferenciado para a atenção básica de saúde, visando o autocuidado e a continuidade do cuidado. Metodologia: O material educativo foi resultado de uma revisão integrativa que seguiu 6 etapas: definição da questão da pesquisa, delimitação dos critérios de inclusão e exclusão/amostragem ou busca de dados, coleta dos dados, análise dos dados/análise dos achados, interpretação dos resultados e síntese de revisão. A busca foi realizada nas bases: Biblioteca Virtual da Saúde, Academic Search Premier e PubMed. Aplicou-se a mesma estratégia de busca em todas elas e dois filtros: texto completos e publicados de 2017 a 2022. Resultados: A busca resultou em 55 artigos, os quais foram analisados pelo fluxograma PRISMA. Nos 5 artigos selecionados foram identificados as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros nas orientações, a importância da orientação no momento da alta e as principais complicações com sondas enterais no ambiente domiciliar. Com base nas evidências obtidas a partir da revisão integrativa e com enfoque nas questões clinicas relacionada às complicações do uso da sonda em ambiente domiciliar, obteve-se como produto um material educativo, no modelo de folder, com orientações para prevenir tais complicações fora do ambiente hospitalar e encontra-se em anexo. Considerações finais: Espera-se que esse trabalho auxilie os profissionais de enfermagem na aplicação de estratégias efetivas no gerenciamento do cuidado e em ações educativas; que oportunizem a orientação aos pacientes, prevenindo acidentes com as sondas enterais e, com isso, que eles sofram descontinuidade do cuidado. Abstract : Counter-referral has been used as a strategy that aims at the continuity of care of hospitalized patients for primary care. Objective: To develop educational material for patients with a counter-referenced enteral tube for primary health care, aiming at self-care and continuity of care. Methodology: The educational material was the result of an integrative review that followed 6 steps: definition of the research question, delimitation of inclusion and exclusion criteria/sampling or data search, data collection, data analysis/analysis of findings, interpretation of results and review summary. The search was performed in the following databases: Virtual Health Library, Academic Search Premier and PubMed. The same search strategy was applied to all of them and two filters: full text and published from 2017 to 2022. Results: The search resulted in 55 articles, which were analyzed using the PRISMA flowchart. In the 5 selected articles, the difficulties faced by nurses in the orientations, the importance of orientation at the time of discharge and the main complications with enteral tubes in the home environment were identified. Based on the evidence obtained from the integrative review and focusing on clinical issues related to the complications of using the tube in the home environment, an educational material was obtained as a product, in the folder model, with guidelines to prevent such complications outside the environment. hospital and is attached. Final considerations: It is expected that this work will help nursing professionals in the application of effective strategies in care management and in educational actions; that provide guidance to patients, preventing accidents with enteral tubes and, therefore, that they suffer discontinuity of care. Resumen : La contrarreferencia se ha utilizado como una estrategia que tiene como objetivo la continuidad de la atención de los pacientes hospitalizados para la atención primaria. Objetivo: Desarrollar material educativo para pacientes portadores de sonda enteral contrarreferenciada para la atención primaria de salud, visando el autocuidado y la continuidad del cuidado. Metodología: El material educativo fue el resultado de una revisión integradora que siguió 6 pasos: definición de la pregunta de investigación, delimitación de criterios de inclusión y exclusión/muestreo o búsqueda de datos, recolección de datos, análisis de datos/análisis de hallazgos, interpretación de resultados y revisión resumen. La búsqueda se realizó en las siguientes bases de datos: Biblioteca Virtual en Salud, Academic Search Premier y PubMed. A todos se les aplicó la misma estrategia de búsqueda y dos filtros: texto completo y publicados de 2017 a 2022. Resultados: La búsqueda arrojó 55 artículos, los cuales fueron analizados mediante el diagrama de flujo PRISMA. En los 5 artículos seleccionados se identificaron las dificultades que enfrentan los enfermeros en las orientaciones, la importancia de la orientación en el momento del alta y las principales complicaciones con las sondas enterales en el ámbito domiciliario. A partir de las evidencias obtenidas de la revisión integradora y con foco en cuestiones clínicas relacionadas con las complicaciones del uso de la sonda en el ámbito domiciliario, se obtuvo como producto un material educativo, en formato de carpeta, con lineamientos para prevenir dichas complicaciones fuera del ámbito. hospital y se encuentra adosado. Consideraciones finales: Se espera que este trabajo ayude a los profesionales de enfermería en la aplicación de estrategias efectivas en la gestión del cuidado y en las acciones educativas; que orienten a los pacientes, previniendo accidentes con sondas enterales y, por tanto, que sufran discontinuidad en la atención.
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