dc.contributor.advisor | Ferreira, Daiane, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.creator | Dias, Emanuelle Regina da Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T19:26:23Z | |
dc.date.available | 2023-04-26T19:26:23Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82254 | |
dc.description | Orientadora: Profª Daiane Ferreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente Projeto foi criado com objetivo de fazer um levantamento de termos e seus respectivos sinais em Libras usados dentro das Universidades Federais (UF) e Institutos Federais (IF) em todo território nacional. Esse levantamento é com intuito de conhecer esses sinais e seus significados e verificar quais termos que ainda não foram criados sinais. Os topônimos são responsáveis por encontrar sinais linguísticos de determinados locais, por exemplo: criação de sinais icônicos e a metonímia tendo como base as pesquisas oficiais encontradas até o presente momento. Esse levantamento alinhado com o Projeto objetiva coletar sinais acadêmicos que foram identificados durante as sinalizações neste contexto. Essa pesquisa nos possibilita encontrarmos um léxico de sinais e seus conceitos existentes. Essa pesquisa teve como base teórica o autor Carneiro (2016) que é pesquisador no campo de sinais icônicos e no campo da metonímia contamos com quatro autores Lakoff, Johnson (1980, Taub (2001) e Albres (2012), porém o estudo da metonímia está relacionado na Língua de Sinais. Todos esses autores contribuíram para o desenvolvimento da minha pesquisa. Algumas Universidades Federais (UF) e Institutos Federais (IF) não tem a criação de conceitos e sinais pela falta de protagonistas como professores e alunos que tenham contato com a comunidade surda para fazer este movimento. E por outro lado, temos alguns conceitos e sinais criados porque alunos e professores que se movimentaram por terem acesso a Comunidade Surda. Qual a relevância desta pesquisa? Essa pesquisa beneficiará o desenvolvimento dos alunos surdos e a Comunidade Surda de todo o Brasil. Os resultados desta pesquisa apontam que em relação aos Institutos Federais (IF) é notório a falta de movimento para a criação dos conceitos e seus respectivos sinais como podemos notar através do gráfico 21. Porém, em relação as Universidades Federais (UF), essas dispararam nesse campo de estudo por contar com o movimento da comunidade surda dentro dessas instituições, como podemos constatar no gráfico 19. Ao término desta pesquisa, será criado um site contendo um levantamento de termos e sinais no contexto acadêmico para contribuir para a área da Linguística dentro de comunidade surda brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Topônimos | pt_BR |
dc.subject | Linguistica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.title | Toponímia em Libras : estudo de sinais referentes a Institutos e Universidades Federais no Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |