Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.creatorSantos, Izaias Souza dospt_BR
dc.date.accessioned2023-04-26T19:23:25Z
dc.date.available2023-04-26T19:23:25Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82253
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Kelly P. Lóddo Cezarpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 21-23pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de licenciatura de letras libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue (SDB) utilizando em tirinhas para aprendizes surdos para o ensino do tempo verbal em libras (passado, presente e futuro). Para atender ao objetivo proposto optou pela metodologia de cunho bibliográfica acerca do tempo verbal em libras e do uso de tirinhas no meio educacional, dando destaque ao bilinguismo para surdos. As tirinhas foram criadas a partir da revisão da linguística das línguas de sinais e as ilustrações seguiram o modelo das histórias em quadrinhos sinalizadas. A partir da organização do conteúdo e de sua transposição para desenhos, selecionamos a proposta de SDB de Almeida (2018) e Inácio (2018), a saber, 1) Quebra da barreira linguística: a) levantamento de conceitos, b) levantamento de sinais, c) criação de sinalário e de glossário; 2) Sinalização (Libras como L1): apresentação do gênero tirinha; 3) Apresentação do tema "Tempo verbal em Libras"; 4) Produção inicial sinalizada; 5) Atividades e exercícios com tirinhas e 6) Linguagem dos quadrinhos: aspectos linguísticos e visuais. Assim, consideramos que a SDB criada destaca os elementos visuais que confluem com os aspectos linguísticos das línguas de sinais podendo se transformar em um recurso disponível para o ensino tanto para surdos como para ouvintes, ou seja, como primeira ou segunda língua a partir das tirinhas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectEducação bilingue - Surdospt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectHistorias em quadrinhos - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleTempo verbal em Libras : uma proposta de sequência didática com o uso de tirinhaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples