Suportehub : um sistema de gestão do conhecimento para pequenas equipes
Resumo
Resumo: A habilidade de criar, utilizar e proteger ativos do conhecimento tornou-se o mais importante fator estratégico na economia contemporânea, à medida em que determina a capacidade de as organizações conquistarem vantagens competitivas e responder a desafios de negócio. Proliferam-se os estudos a respeito de bemsucedidas práticas formais de Gestão do Conhecimento (GC) em grandes companhias e multiplicam-se as soluções de mercado para suportá-las. Enquanto isso, o uso de GC no ambiente de pequenas e médias empresas (PMEs) permanece relativamente inexplorado e desassistido. Em vista de recursos humanos e financeiros limitados e um estilo gerencial centralizado e informal, reconhece-se que GC em pequenos negócios não pode se resumir simplesmente a uma versão em escala reduzida daquele aplicado em grandes empresas. Neste trabalho, metodologias ágeis foram utilizadas para projetar e desenvolver uma ferramenta de gestão do conhecimento para pequenas organizações. A aplicação tem como foco oferecer uma solução para gestão eletrônica de documentos e um espaço para discussões na forma de postagens e comentários que objetiva capturar ativos do conhecimento. Usuários podem utilizar uma interface web desenvolvida com framework Angular para acessar e construir um ambiente organizacional em nuvem. O sistema é suportado por um back-end Firebase responsável por autenticação, banco de dados e servidor de arquivos.