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dc.contributor.advisorMatos, Érica Santos, 1987-pt_BR
dc.contributor.advisorVeiga, Luis Augusto Koenig, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensurapt_BR
dc.creatorLeal, Amanda Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-25T17:49:07Z
dc.date.available2023-04-25T17:49:07Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82213
dc.descriptionOrientadores: Profa. Dra. Érica Santos Matos Baluta, Prof. Dr. Luis Augusto Koenig Veigapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensurapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A gamificação – que pode ser entendida como a utilização de elementos de design de jogos em contextos que não são jogos – possui um grande poder no que se diz respeito o engajamento e motivação. E nisso, sustenta-se a ideia da aplicabilidade de conceituar gamificação a fim de oferecer auxilio ao ensino, oferecendo autonomia, motivação e engajamento aos estudantes no ensino superior. Considera-se que a gamificação pode auxiliar no ensino tradicional, abrangendo diferentes perfis de alunos para que haja uma melhora no que diz respeito ao aprendizado. A gamificação pode vir a se tornar uma importante ferramenta de auxílio ao docente para o complemento do aprendizado do discente, sobre os conteúdos propostos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a implementação de um exemplo gamificado voltado para geração de uma ferramenta didática para o ensino, em uma área da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, que posteriormente poderá ser espelhado a outras áreas e outros cursos, como forma de complemento ao ensino tradicional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Gamification - which can be understood as the use of game design elements in contexts other than games - has great power in terms of engagement and motivation. And in this, the idea of the applicability of gamification concept is supported in order to help, offering autonomy, motivation and engagement to students in higher education. It is considered that gamification can help in traditional teaching, covering different profiles of students so that there is an improvement in regard to learning. Gamification can become an important tool to help teachers to complement the student’s learning of the proposed contents. In this sense the present work aims to presents the implementation of a gamified example aimed at generating a didactic tool for teaching, in an area of Cartographic Engineering and Surveying, which later can be mirrored to other areas and other courses, as a complement to traditional teachingpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeodesiapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleGamificação como ferramenta de ensino das Ciências Geodésicaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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