Gamificação como ferramenta de ensino das Ciências Geodésicas
Resumo
Resumo : A gamificação – que pode ser entendida como a utilização de elementos de design de jogos em contextos que não são jogos – possui um grande poder no que se diz respeito o engajamento e motivação. E nisso, sustenta-se a ideia da aplicabilidade de conceituar gamificação a fim de oferecer auxilio ao ensino, oferecendo autonomia, motivação e engajamento aos estudantes no ensino superior. Considera-se que a gamificação pode auxiliar no ensino tradicional, abrangendo diferentes perfis de alunos para que haja uma melhora no que diz respeito ao aprendizado. A gamificação pode vir a se tornar uma importante ferramenta de auxílio ao docente para o complemento do aprendizado do discente, sobre os conteúdos propostos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a implementação de um exemplo gamificado voltado para geração de uma ferramenta didática para o ensino, em uma área da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, que posteriormente poderá ser espelhado a outras áreas e outros cursos, como forma de complemento ao ensino tradicional. Abstract: Gamification - which can be understood as the use of game design elements in contexts other than games - has great power in terms of engagement and motivation. And in this, the idea of the applicability of gamification concept is supported in order to help, offering autonomy, motivation and engagement to students in higher education. It is considered that gamification can help in traditional teaching, covering different profiles of students so that there is an improvement in regard to learning. Gamification can become an important tool to help teachers to complement the student’s learning of the proposed contents. In this sense the present work aims to presents the implementation of a gamified example aimed at generating a didactic tool for teaching, in an area of Cartographic Engineering and Surveying, which later can be mirrored to other areas and other courses, as a complement to traditional teaching