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dc.contributor.advisorSousa, Robson Simplicio dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorKuhn, Daiane Solangept_BR
dc.date.accessioned2023-04-24T18:23:02Z
dc.date.available2023-04-24T18:23:02Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82180
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Robson Simplício de Sousapt_BR
dc.descriptionCoorientador:pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciência Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem como objetivo apresentar um elemento inovador, o qual é fundamentado na educação patrimonial cultural, através das experiências estéticas para ser parte central do imaginário coletivo, pautando-se através da utilização de monumentos públicos de Marie Curie, a fim de transpor conteúdos, por meio do que é exposto e ainda abranger a história e descobertas feitas pela cientista ao longo de sua jornada. Esses artefatos visuais podem desempenhar um papel importante para compreender as relações muitas vezes complexas entre imagens e escrita. O poder duradouro dos monumentos históricos oferece o potencial de abordar questões que não foram exploradas anteriormente, mas que possam promover o reconhecimento destes monumentos como espaços de reflexão e memória histórica. Em um esforço para resolver problemas e melhorar a eficiência do Ensino de Química, se torna válido vincular o conhecimento da Química com o cotidiano, o que facilita o ensino de ciências. Neste sentido, se utiliza monumentos de Marie Curie, visto sua visibilidade e renome no ensino, através do uso da história científica e a experimentação. Em 1898, Marie anunciou à Academia Francesa de Ciências a descoberta do rádio e do polônio (batizado em homenagem à Polônia). O estudo aqui apresentado, parte do pressuposto de que o ensino de ciências deve ir além de apenas aquisição de conceitos científicos e deve caminhar para uma educação crítica e com base nos referenciais do ensino de ciências e da história cultural de Marie Curie enfatizando uma mulher cientista e com participação nas práticas científicas, compondo assim uma pesquisa bibliográfica, com base em autores que dissertam sobre a temática.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectQuimica - Experiênciaspt_BR
dc.titleEsculturas da cientista Marie Curie : monumentos como possibilidades de experiências estéticas na químicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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