dc.contributor.advisor | Sousa, Robson Simplicio de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.creator | Kuhn, Daiane Solange | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T18:23:02Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T18:23:02Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82180 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Robson Simplício de Sousa | pt_BR |
dc.description | Coorientador: | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciência Exatas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem como objetivo apresentar um elemento inovador, o qual é fundamentado na educação patrimonial cultural, através das experiências estéticas para ser parte central do imaginário coletivo, pautando-se através da utilização de monumentos públicos de Marie Curie, a fim de transpor conteúdos, por meio do que é exposto e ainda abranger a história e descobertas feitas pela cientista ao longo de sua jornada. Esses artefatos visuais podem desempenhar um papel importante para compreender as relações muitas vezes complexas entre imagens e escrita. O poder duradouro dos monumentos históricos oferece o potencial de abordar questões que não foram exploradas anteriormente, mas que possam promover o reconhecimento destes monumentos como espaços de reflexão e memória histórica. Em um esforço para resolver problemas e melhorar a eficiência do Ensino de Química, se torna válido vincular o conhecimento da Química com o cotidiano, o que facilita o ensino de ciências. Neste sentido, se utiliza monumentos de Marie Curie, visto sua visibilidade e renome no ensino, através do uso da história científica e a experimentação. Em 1898, Marie anunciou à Academia Francesa de Ciências a descoberta do rádio e do polônio (batizado em homenagem à Polônia). O estudo aqui apresentado, parte do pressuposto de que o ensino de ciências deve ir além de apenas aquisição de conceitos científicos e deve caminhar para uma educação crítica e com base nos referenciais do ensino de ciências e da história cultural de Marie Curie enfatizando uma mulher cientista e com participação nas práticas científicas, compondo assim uma pesquisa bibliográfica, com base em autores que dissertam sobre a temática. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Quimica - Experiências | pt_BR |
dc.title | Esculturas da cientista Marie Curie : monumentos como possibilidades de experiências estéticas na química | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |