• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Química (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Esculturas da cientista Marie Curie : monumentos como possibilidades de experiências estéticas na química

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-DAIANE SOLANGE KUHN.pdf (1.273Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Kuhn, Daiane Solange
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo tem como objetivo apresentar um elemento inovador, o qual é fundamentado na educação patrimonial cultural, através das experiências estéticas para ser parte central do imaginário coletivo, pautando-se através da utilização de monumentos públicos de Marie Curie, a fim de transpor conteúdos, por meio do que é exposto e ainda abranger a história e descobertas feitas pela cientista ao longo de sua jornada. Esses artefatos visuais podem desempenhar um papel importante para compreender as relações muitas vezes complexas entre imagens e escrita. O poder duradouro dos monumentos históricos oferece o potencial de abordar questões que não foram exploradas anteriormente, mas que possam promover o reconhecimento destes monumentos como espaços de reflexão e memória histórica. Em um esforço para resolver problemas e melhorar a eficiência do Ensino de Química, se torna válido vincular o conhecimento da Química com o cotidiano, o que facilita o ensino de ciências. Neste sentido, se utiliza monumentos de Marie Curie, visto sua visibilidade e renome no ensino, através do uso da história científica e a experimentação. Em 1898, Marie anunciou à Academia Francesa de Ciências a descoberta do rádio e do polônio (batizado em homenagem à Polônia). O estudo aqui apresentado, parte do pressuposto de que o ensino de ciências deve ir além de apenas aquisição de conceitos científicos e deve caminhar para uma educação crítica e com base nos referenciais do ensino de ciências e da história cultural de Marie Curie enfatizando uma mulher cientista e com participação nas práticas científicas, compondo assim uma pesquisa bibliográfica, com base em autores que dissertam sobre a temática.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82180
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Química (Palotina) [23]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV