Esculturas da cientista Marie Curie : monumentos como possibilidades de experiências estéticas na química
Resumo
Resumo : Este artigo tem como objetivo apresentar um elemento inovador, o qual é fundamentado na educação patrimonial cultural, através das experiências estéticas para ser parte central do imaginário coletivo, pautando-se através da utilização de monumentos públicos de Marie Curie, a fim de transpor conteúdos, por meio do que é exposto e ainda abranger a história e descobertas feitas pela cientista ao longo de sua jornada. Esses artefatos visuais podem desempenhar um papel importante para compreender as relações muitas vezes complexas entre imagens e escrita. O poder duradouro dos monumentos históricos oferece o potencial de abordar questões que não foram exploradas anteriormente, mas que possam promover o reconhecimento destes monumentos como espaços de reflexão e memória histórica. Em um esforço para resolver problemas e melhorar a eficiência do Ensino de Química, se torna válido vincular o conhecimento da Química com o cotidiano, o que facilita o ensino de ciências. Neste sentido, se utiliza monumentos de Marie Curie, visto sua visibilidade e renome no ensino, através do uso da história científica e a experimentação. Em 1898, Marie anunciou à Academia Francesa de Ciências a descoberta do rádio e do polônio (batizado em homenagem à Polônia). O estudo aqui apresentado, parte do pressuposto de que o ensino de ciências deve ir além de apenas aquisição de conceitos científicos e deve caminhar para uma educação crítica e com base nos referenciais do ensino de ciências e da história cultural de Marie Curie enfatizando uma mulher cientista e com participação nas práticas científicas, compondo assim uma pesquisa bibliográfica, com base em autores que dissertam sobre a temática.