Estratégias para o cuidado do hipertenso e diabético na atenção básica durante a pandemia da Covid-19 : relato de experiência
Resumo
Resumo : A situação de emergência de saúde pública causada pela pandemia do novo coronavírus e a sobrecarga de trabalho devido a escassez de trabalhadores de saúde e o seu adoecimento decorrente da exposição a esse vírus, impuseram obstáculos ao acesso e integralidade do cuidado na atenção básica. Neste cenário, os hipertensos e diabéticos encontram-se em risco, tanto pela Covid-19 quanto por suas condições de saúde. Destaca-se que a hipertensão arterial sistêmica e a diabetes mellitus apresentam alta prevalência no perfil de morbi-mortalidade, caracterizando uma epidemia paralela no mundo. O presente estudo teve por objetivo relatar a experiência de participação de uma acadêmica de enfermagem da Universidade Federal do Paraná na organização de uma Unidade Básica de Saúde com Estratégia Saúde da Família de Curitiba, Paraná, para o atendimento aos hipertensos e diabéticos. A partir da vivência do estágio curricular obrigatório vinculado à Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo" foram elaborados dois capítulos intitulados: Reorganização do atendimento na Unidade Básica de Saúde durante a pandemia da Covid-19 e Estratégias adotadas pela Unidade Básica de Saúde para o atendimento ao Hipertenso e Diabético. As fragilidades identificadas durante esse período estão relacionadas a ausência de segmento do atendimento aos hipertensos e diabéticos, devido a suspensão de consultas do Programa Hiperdia e da fragilização da vinculação com as equipes de saúde por motivo de reorganização da Unidade Básica nesse período. Outra dificuldade enfrentada é devido ao afastamento dos servidores por pertencerem ao grupo de risco ou por adoecimento relacionado ao novo coronavírus que diminuiu o acesso aos serviços de saúde e consequentemente reduziu as possibilidades de cuidado aos hipertensos e diabéticos. As potencialidades encontradas nesse cenário foram a cooperação interprofissional para uma prática colaborativa no atendimento a esses usuários, demonstrando o comprometimento dos profissionais de saúde para garantir a melhor assistência possível. A vivência nesse cenário contribui para aprimoramento da formação acadêmica em enfermagem, visto a dinamicidade das atividades desenvolvidas no estágio.
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