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    Integração ensino-serviço-comunidade : mecanismos de efetivação e fatores estressores

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    R_G_AMANDA_THAIS_LIMA.pdf (786.2Kb)
    Data
    2020
    Autor
    Lima, Amanda Thaís
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A Integração Ensino-Serviço-Comunidade em saúde entende-se como as práticas de ensino aprendizagem que ocorrem no interior dos serviços de saúde e na comunidade. Uma das características primordiais desse processo trata-se da pactuação entre discentes, docentes, profissionais de saúde e a comunidade, onde são considerados objetivos e contribuições que venham fortalecer e qualificar, mutuamente, a formação do profissional de saúde, e os cuidados em saúde desenvolvidos dentro do serviço. Para os discentes, além do desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, a prática reflexiva, permeada pelo diálogo, e baseada em necessidades de saúde concretas da população, é estimulada a durante a integração. O objetivo desse estudo foi reconhecer a percepção dos discentes do curso de graduação em Enfermagem sobre a Integração Ensino-Serviço-Comunidade. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2020, a partir de entrevistas semiestruturadas, com discentesdo último ano do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. O roteiro da entrevista foi desenvolvido a partir de questões exploradas em estudos sobre a temática e sobre o projeto pedagógico de curso da graduação em questão. A análise e categorização dos dados ocorreu a partir do método de Análise de conteúdo de Bardin com o auxílio do software webQDA®. Os dados apresentam que a organização das disciplinas do curso, o modo como os alunos são inseridos no serviço de saúde, a participação ativa de todos os protagonistas e a relação entre estes, bem como a natureza do serviço em que as atividades ocorrem, e o próprio entendimento dos discentes sobre a Integração Ensino-Serviço-Comunidade, implicam diretamente na experiência positiva ou negativa do acadêmico sobre o seu aprendizado no serviço. A Integração Ensino-Serviço-Comunidade é percebida pelos discentes tanto como uma troca de conhecimentos e experiências, quanto como o espaço para o desenvolvimento de habilidades técnicas e instrumentais. Apesar dos desafios, os benefícios da integração para o ensino, para o serviço e para a comunidade são reconhecidos pelos discentes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82152
    Collections
    • Enfermagem [78]

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