Avaliação das características de aplicativos relacionados às competências gerenciais de enfermagem
Resumo
Resumo : Introdução: o mercado de dispositivos móveis apresenta um constante crescimento, assim como o desenvolvimento de aplicativos. Na área da saúde, o uso de tecnologias móveis segue em expansão, auxiliando nas diversas atividades do cotidiano. Neste contexto, os profissionais de enfermagem são um público-alvo potencial para a adesão às novas tecnologias. Estudos apontam que a formação do profissional d enfermagem nem sempre desenvolve as competências necessárias para atuação no mercado de trabalho. Dessa forma, os aplicativos móveis se apresentam como uma opção acessível para o desenvolvimento de competências gerenciais. Objetivo: avaliar aplicativos relacionados às competências gerenciais da enfermagem, disponíveis em um serviço de distribuição digital de conteúdos. Metodologia: pesquisa descritiva-exploratória de abordagem quantitativa, realizada com aplicativos móveis disponíveis no serviço Google Play Store. Foram executadas buscas utilizando termos pertinentes ao tema. Após remoção dos softwares duplicados, foi feita uma seleção inicial dos aplicativos pelo título e uma segunda seleção pela descrição. Os selecionados foram instalados e qualificados conforme instrumento para coleta de dados composto pela escala uMARS e por campos adicionais. Após descritos, foram avaliados os aplicativos com potencial para desenvolvimento de competências gerenciais. Resultados: foram caracterizados no total 112 aplicativos gratuitos, que não apresentaram problemas durante a instalação ou acesso. Em relação ao engajamento do usuário, 86,6% avaliados como "Nada divertido" ou "Chato"; 85,7% não permitem qualquer tipo de customização; e 52,6% são direcionados a um público alvo.Quanto à performance, 81,3% são funcionais; 78,6% são fáceis de utilizar; 70,6% possuem facilidade na navegação; e 73,2% não apresentaram grandes inconsistências na responsividade gestual. Em relação à estética, 59,8% apresentaram layout pelo menos satisfatório; 60,7% possuem gráficos moderados ou superior; e 52,8% classificados como "Ok", "Agradável" ou "Lindo". Considerando as informações apresentadas nos aplicativos, 76,8% foram categorizados como"Moderadamente relevante/apropriado/coerente/ e parece correto"; 56,3% apresentam bastante informação; e 71,4% apresentam apenas informação textual. Do total, 8,9% apresentaram uma fonte de informação legítima e/ou especializada e52,7% parece ter informações corretas, mas sem citar a referência utilizada. Emavaliação subjetiva, 48,2% não são recomendados; 80,3% seriam utilizados até 20 vezes nos próximos 12 meses se fosse relevante; 70,2% não justificam um investimento; e 84,3% foram classificados como 3 estrelas ou menos. Sobre o impacto gerado pelos aplicativos, avaliado por critérios relacionados às competências gerenciais, em valor superior a 90% dos aplicativos não percebe-se tal impacto. Dos 112 aplicativos, apenas 14 (12,5%) foram considerados capazes de auxiliar no desenvolvimento das competências gerenciais, apresentando uma ou mais competências abordadas. As competências identificadas nos aplicativos foram: Planejamento (6), Administração (5), Tomada de Decisão (5), Comunicação (4), Liderança (3). Considerações finais: apesar de existirem muitos aplicativos desenvolvidos para área de saúde, não há ferramentas cuja finalidade específica seja o desenvolvimento das competências gerenciais para a enfermagem. Abstract : Introduction: the market of mobile devices shows a constant growth, as for the applications development segment. In the Health Care area, the use of technology is still expanding, supporting different types of daily activities. In this context, Nursing professionals are a potential target-market for the appliance of new technologies. Some studies show that nursing professional formation, sometimes, does not develop the proper set of competencies for the work market. Nevertheless, mobile app figures as an accessible option, in order to develop management competencies. Objective: evaluation of the applications related do nursing management competences, available on digital content distribution services. Methodology: descriptive exploratory study, quantitative approach, performed with mobile apps available on the Google Play Store service. Research proceeded using related terms. After repetitive results had been removed, a primary selection of applications was done by the title, and a secondary selection followed the descriptions.The selected apps were installed and qualified following the data gathering tools provided by uMARS scale, and additional fields. After being described, applications which presented a potential good level of developing nursing management competencies were evaluated. Results: a total of 112 free applications did not present any problems during installation or using. In terms of user engagement, 86,6% were evaluated as "not fun" or "boring"; 85,7% do not allow any kind of customization; and 52,6% are focused in a specific target-market. In terms of performance, 81,3% are functional; 78,6% are user-friendly; 70,6% are easy to work with; and 73,2% do not show major problems in the gesture responses. In terms of aesthetics, 59,8% have at least a satisfying layout; 60,7% show moderate graphics quality, or better; 52,8% were qualified as "Ok", "Satisfying" or "Beautifull". Considering the applications presented information, 76,8% were categorized as "Briefly relevant /appropriated / consistent / and seems right"; 56,3% present a lot of information; and 71,4% shows textual information only. From the total, 8,9% presented legit and/or specialized information sources, but not mentioning the related information origin. By a subjective assessment, 48,2% are recommended; 70,2% would be used up to 20 times in the next 12 months, if they were relevant; 70,2% do not justify the investment; and 84,3% are classified with 3 stars, or less. Considering the applications generated impact, evaluated by management-competences related criteria, more than 90% of the applications do not show this result impact. From the 112 apps, only 14 (12,5%) were considered capable of helping in the development of management competences, presenting one of the competencies, or more. The identified competencies in the applications were: Planning (6), Administration (5), Decision Making (5),Communication (3), Leadership (3). Final Considerations: even though several applications find themselves available and developed for health-care area, there isn't any specific tool focused on developing management-competencies for Nursing.
Collections
- Enfermagem [70]