Curso de licenciatura em educação do campo : uma experiência contra-hegemônica na Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: Este estudo acadêmico diz respeito à análise da implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza (Lecampo) na Universidade Federal do Paraná - Setor litoral (UFPR-Litoral), que foi viabilizado pelo Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO), com a finalidade de sanar as históricas desvantagens educacionais sofridas pela população rural e destinado a formar docentes que atuarão nas escolas do campo. Sendo assim, a sua implantação representa a aplicação prática de uma política pública potencialmente impactante para a população que vive nas regiões do litoral paranaense e do Vale do Ribeira, comunidades fundamentalmente rurais e historicamente negligenciadas pela gestão pública, onde o Curso atua. A partir da pesquisa, podemos concluir que a implantação da Lecampo foi uma experiência contra-hegemônica, em relação ao modelo hegemônico predominante na Universidade. Nesta perspectiva o presente trabalho tem como objetivo geral identificar, nessa trajetória, os aspectos correspondentes à ruptura do paradigma dominante, relacionados ao paradigma da Educação do Campo, que firma-se em oportunizar ao povo campesino, uma formação docente capacitada a promover uma educação baseada em novos princípios, valores e signos que vão além do capital e da educação mercantilista que caracteriza os sistemas de ensino na atualidade. A pesquisa assume uma abordagem exploratória qualitativa e faz uso da metodologia do estudo de caso acerca dos arquivos de registros oficiais que compõem a memória da Lecampo, com o apoio dos principais referenciais teóricos disponíveis na área. A coleta de dados foi realizada através de questionários semiestruturados aplicados aos docentes envolvidos no processo, participação em reuniões do colegiado do Curso e em sala de aula com os(as) educandos(as). Entre os aspectos que demonstram o modo contra-hegemônico pelo qual a implantação da Lecampo no Setor litoral se desenvolveu, destaca-se o fato de ela ter emergido a partir de uma política pública historicamente conquistada por seus próprios beneficiários, ou seja, os trabalhadores do campo, que empenharam décadas de lutas com o Ministério da Educação (MEC) pleiteando uma educação que contemple as especificidades da vivência no campo e do campo. Outra característica que demonstra a experiência contra-hegemônica em relação a implantação do Curso, diz respeito à convergência das diretrizes que alicerçam o Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), com as especificidades da vida no campo e com as questões fundamentais que envolvem o tema do desenvolvimento territorial sustentável das regiões em questão neste estudo, conforme preveem os princípios do PROCAMPO. Abstract: This academic study concerns the analysis of the implementation of the Licentiate Course in Rural Education with Qualification in Natural Sciences (Lecampo) at the Federal University of Paraná - Coastal Sector (UFPR-Litoral), which was made possible by the Higher Education Support Program in Licentiate in Rural Education (PROCAMPO), with the aim of remedying the historical educational disadvantages suffered by the rural population and aimed at training teachers who will work in rural schools. Therefore, its implementation represents the practical application of a potentially impactful public policy for the population living on the coast of Paraná and the Ribeira Valley, fundamentally rural communities historically neglected by public management, where the Course operates. From the research, we can conclude that the implementation of Lecampo was a counter-hegemonic experience, in relation to the predominant hegemonic model in the University. In this perspective, the present work has the general objective of identifying, in this trajectory, the aspects corresponding to the rupture of the dominant paradigm, related to the paradigm of Rural Education, which is committed to providing the peasant people with a teacher training capable of promoting an education based on in new principles, values and signs that go beyond capital and mercantilist education that characterizes education systems today. The research takes a qualitative exploratory approach and makes use of the case study methodology about the official records files that make up Lecampo's memory, with the support of the main theoretical references available in the area. Data collection was carried out through semi-structured questionnaires applied to the teachers involved in the process, participation in meetings of the Course's collegiate and in the classroom with the students. Among the aspects that demonstrate the counter-hegemonic way in which the implementation of Lecampo in the coastal sector was developed, the fact that it emerged from a public policy historically conquered by its own beneficiaries, that is, the workers of the field, who committed decades of struggles with the Ministry of Education (MEC) pleading for an education that contemplates the specificities of living in the countryside and of the countryside. Another caracteristic that demonstrates the counter-hegemonic experience in relation to the implementation of the Course concerns the convergence of the guidelines that underpin the Political Pedagogical Project of the Course (PPC), with the specificities of life in the countryside and with the fundamental questions that involve the theme of the sustainable territorial development of the regions in question in this study, as foreseen by the principles of PROCAMPO.
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