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    Engajamento e fluxo coletivo : um estudo de métodos mistos com participantes de grupos musicais sobre suas práticas e experências

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    R - T - ANDERSON TONI.pdf (181.0Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Toni, Anderson
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa tem como tema o engajamento e o fluxo coletivo nas práticas e experiências de participantes em grupos musicais. O engajamento pode ser entendido como uma participação ativa em uma atividade que é determinada pela qualidade de aspectos comportamentais e psicológicos (cognitivos e afetivo/emocionais) da pessoa na realização de uma ação. A teoria do fluxo traz como foco o profundo engajamento das pessoas em uma ação, considerando aspectos como a motivação e a concentração em uma tarefa. O fluxo coletivo, portanto, é uma experiência de profundo engajamento compartilhada entre as pessoas em uma coletividade. Além disso, entende-se que uma prática musical estabelece ligações sociais entre os indivíduos envolvidos nas ações de fazer e escutar música de forma que o pertencimento e conexão social permeiam a qualificação do engajamento das pessoas nas atividades musicais. Na presente pesquisa, o objetivo foi investigar indicadores de engajamento e de experiência de fluxo coletivo nos relatos de participantes de grupos musicais sobre suas práticas e experiências em grupo. Por meio de uma pesquisa de métodos mistos em um projeto sequencial explanatório, dois delineamentos foram utilizados: (1) um survey com 102 participantes de grupos musicais na primeira fase (procedimento quantitativo); e (2) um estudo de grupo focal por meio de entrevistas com 12 participantes de três grupos musicais na segunda fase (procedimento qualitativo). Em relação aos resultados quantitativos, análises estatísticas descritivas e inferenciais foram realizadas para caracterizar os participantes e comparar seus engajamentos a partir das dimensões do engajamento (comportamental, cognitiva e afetiva/emocional) e a partir das formas de participação nos grupos musicais (músicos amadores, estudantes de música e músicos profissionais). Para os resultados qualitativos, uma análise de conteúdo distribuiu os relatos dos participantes em dois grupos de categorias e suas relações com o engajamento: experiências que podem favorecer o fluxo coletivo e experiências que podem descrever subjetivamente o fluxo coletivo. Os dados indicaram que o engajamento dos participantes esteve relacionado com experiências emocionais positivas e de conexão social que podem eventualmente conduzir ao fluxo coletivo, assim como o engajamento resultante da prática musical parece ter promovido uma manutenção ou alteração positiva nas condições contextuais e motivacionais que levaram ao interesse e engajamento dos participantes.
     
    Abstract: This research theme is the engagement and collective flow in music ensemble practices and experiences. Engagement is understood as active participation in an activity that is determined by the quality of behavioral and psychological (cognitive and emotional) dimensions of the individual’s experience when performing an action. Flow theory focuses on the deep engagement of people in an action, considering aspects such as motivation and concentration on a task. Collective flow, therefore, is an experience of deep engagement shared by individuals in a community. In addition, it is understood that a musical practice establishes social connections between the individuals involved in making and listening to music so that belonging and social bonding permeate the qualification of people’s engagement in musical activities. In this research, the purpose was to investigate indicators of engagement and collective flow experiences in music ensemble participants’ reports about their practices and experiences in groups. Through a mixed methods research in a sequential explanatory project, two methodological designs were used: (1) a survey with 102 participants of music ensembles in the first phase (quantitative procedure); and (2) a focus group study through interviews with 12 participants from three music ensembles in the second phase (qualitative procedure). Regarding the quantitative results, descriptive and inferential statistical analyzes were carried out to characterize the participants and compare their engagement based on the dimensions of engagement (behavioral, cognitive, and emotional) and on the forms of participation in the music ensemble (amateur musicians, students of music, and professional musicians). For the qualitative results, a content analysis distributed the participants’ reports into two groups of categories and their relationships with engagement: experiences that can allow the collective flow and experiences that can subjectively describe the collective flow. The data indicated that the participants’ engagement was related to positive emotional experiences and social connections that may eventually lead to the collective flow, as well as the engagement resulting from the music practice seems to have promoted a positive maintenance or alteration in the contextual and motivational conditions that led to the participants’ interest and engagement.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82055
    Collections
    • Teses [47]

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