Estratégias da linguagem da propaganda semiose das embalagens de cosméticos veganos
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Souza, Jaqueline Keila Beoni de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A partir do interesse de entender como funcionam as estratégias da linguagem da propaganda ao observar embalagens de cosméticos que apresentam proposta vegana, surgiu a busca pessoal de pesquisar sobre o conceito vegano. Este trabalho traz informações sobre a origem do movimento vegano e esclarecimentos de como as instituições, que certificam Selos Veganos em cosméticos, organizam-se identificando as imagens de seus respectivos logotipos, que aparecem em alguns produtos. Decorrente disso, debruça-se um olhar semiótico sobre embalagens selecionadas, nas quais constam informações indiciais e icônicas sobre o tema vegano das marcas populares brasileiras: Skala, Nazca e Natura. Identificamos os recursos estilísticos muito utilizados na publicidade, baseando-nos em conceitos contidos nas obras: Semiótica Aplicada, de Lucia Santaella; A Linguagem da Propaganda, de Antônio José Sandmann; e A Evolução do Texto Publicitário, de João Anzanello Carrascoza. Os resultados evidenciam os valores agregados que se dão sobre os produtos que propagam a ideologia vegana como sendo inovadora e atual, persuadindo o receptor/consumidor com a ideia de um consumo consciente ao bem estar animal. Muitas empresas buscam esta ideia para o mercado global e disseminam concepções de práticas sustentáveis.