Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Lídia dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorBarbosa, Emilly Christine Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T15:40:26Z
dc.date.available2023-04-12T15:40:26Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82003
dc.descriptionOrientador: Lídia da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Graduação em Geografiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de analisar uma cartilha que foi desenvolvida para docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e visa dar orientações práticas sobre metodologias e ações inclusivas. Para tanto ancora-se, teoricamente, em Kneller (1980), Silva (2002) Campello (2008), Lebedeff (2010), Romário e Dorziat (2016), Fernandes e Moreira (2017), Moreira (2022) e outros(as) para discutir a pedagogia visual, a modelização e o letramento visual. A partir da metodologia descritiva, avalia o material e identifica suas potencialidades. Os resultados apontam que o produto pedagógico autoral se assenta em teorias que valorizam a diferença que caracteriza as pessoas Surdas, e que seu uso, por parte dos(as) docentes, contribui para um ensino mais inclusivo na UFPR. Com base nesses resultados, conclui-se que a inclusão de estudantes Surdos(as) no ensino superior precisa levar em conta procedimentos pedagógicos e atitudinais que evidenciem a sua visualidade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectVisualizaçãopt_BR
dc.titleInclusão de estudantes surd@s no ensino superior : desenvolvimento e análise de um produto pedagógico autoralpt_BR
dc.title.alternativeInclusão de estudantes surdos no ensino superiorpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples