dc.contributor.advisor | Silva, Lídia da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.creator | Barbosa, Emilly Christine Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T15:40:26Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T15:40:26Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82003 | |
dc.description | Orientador: Lídia da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de analisar uma cartilha que foi desenvolvida para docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e visa dar orientações práticas sobre metodologias e ações inclusivas. Para tanto ancora-se, teoricamente, em Kneller (1980), Silva (2002) Campello (2008), Lebedeff (2010), Romário e Dorziat (2016), Fernandes e Moreira (2017), Moreira (2022) e outros(as) para discutir a pedagogia visual, a modelização e o letramento visual. A partir da metodologia descritiva, avalia o material e identifica suas potencialidades. Os resultados apontam que o produto pedagógico autoral se assenta em teorias que valorizam a diferença que caracteriza as pessoas Surdas, e que seu uso, por parte dos(as) docentes, contribui para um ensino mais inclusivo na UFPR. Com base nesses resultados, conclui-se que a inclusão de estudantes Surdos(as) no ensino superior precisa levar em conta procedimentos pedagógicos e atitudinais que evidenciem a sua visualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Visualização | pt_BR |
dc.title | Inclusão de estudantes surd@s no ensino superior : desenvolvimento e análise de um produto pedagógico autoral | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusão de estudantes surdos no ensino superior | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |