• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Geografia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Geografia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Inclusão de estudantes surd@s no ensino superior : desenvolvimento e análise de um produto pedagógico autoral

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - G - EMILLY CHRISTINE MOREIRA BARBOSA.pdf (20.28Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Barbosa, Emilly Christine Moreira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho tem o objetivo de analisar uma cartilha que foi desenvolvida para docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e visa dar orientações práticas sobre metodologias e ações inclusivas. Para tanto ancora-se, teoricamente, em Kneller (1980), Silva (2002) Campello (2008), Lebedeff (2010), Romário e Dorziat (2016), Fernandes e Moreira (2017), Moreira (2022) e outros(as) para discutir a pedagogia visual, a modelização e o letramento visual. A partir da metodologia descritiva, avalia o material e identifica suas potencialidades. Os resultados apontam que o produto pedagógico autoral se assenta em teorias que valorizam a diferença que caracteriza as pessoas Surdas, e que seu uso, por parte dos(as) docentes, contribui para um ensino mais inclusivo na UFPR. Com base nesses resultados, conclui-se que a inclusão de estudantes Surdos(as) no ensino superior precisa levar em conta procedimentos pedagógicos e atitudinais que evidenciem a sua visualidade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82003
    Collections
    • Geografia [4]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV