Inclusão de estudantes surd@s no ensino superior : desenvolvimento e análise de um produto pedagógico autoral
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Barbosa, Emilly Christine Moreira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar uma cartilha que foi desenvolvida para docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e visa dar orientações práticas sobre metodologias e ações inclusivas. Para tanto ancora-se, teoricamente, em Kneller (1980), Silva (2002) Campello (2008), Lebedeff (2010), Romário e Dorziat (2016), Fernandes e Moreira (2017), Moreira (2022) e outros(as) para discutir a pedagogia visual, a modelização e o letramento visual. A partir da metodologia descritiva, avalia o material e identifica suas potencialidades. Os resultados apontam que o produto pedagógico autoral se assenta em teorias que valorizam a diferença que caracteriza as pessoas Surdas, e que seu uso, por parte dos(as) docentes, contribui para um ensino mais inclusivo na UFPR. Com base nesses resultados, conclui-se que a inclusão de estudantes Surdos(as) no ensino superior precisa levar em conta procedimentos pedagógicos e atitudinais que evidenciem a sua visualidade.
Collections
- Geografia [4]